Formas de onda - eletrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
onSaber Eletrônica Online

http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/1449/imprimir:yes

Imprimir

EDUCAÇÃO
09/10/2009 06:36:54

/ Matemática

Valores médios e RMS para sinais
Osvalores médio e RMS de um sinal dependem de sua forma de onda. Para os sinais senoidais a maioria dos leitores têm os valores memorizados, mas quando se trata de outras formas de onda, a disponibilidadede informação adicional pode ser importante para um projeto evitando cálculos trabalhosos
Newton C. Braga

O valor médio de uma tensão ou qualquer outro tipo de sinal (potência ou corrente)depende da forma de onda deste sinal, havendo processos de cálculos definidos para cada caso.

Para o valor médio quadrático ou RMS (Root Mean Square) leva-se em conta a equivalência com um sinalcontínuo, enquanto que para o valor médio o que se faz é tirar a média aritmética dos valores instantâneos. Os resultados são diferentes e, com isso, os efeitos físicos. Na figura 1 , analisamos os principaiscasos de formas de ondas comuns nos aparelhos eletrônicos.

1 de 3

23/05/2011 10:13

Saber Eletrônica Online

http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/1449/imprimir:yes

Assimsendo, em (a) temos uma corrente alternada senoidal com um valor de pico igual a Ep (tensão de pico). Evidentemente, os mesmos resultados podem ser aplicados às potências e correntes de pico. Em (b) temosuma forma de onda “dente de serra” com valor de pico igual a Ep.

2 de 3

23/05/2011 10:13

Saber Eletrônica Online

http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/1449/imprimir:yesPara o sinal dente de serra mostrado em (c), temos um período ativo To que deve ser considerado em relação ao tempo total do ciclo. O valor de pico é Ep neste caso. Em (d) temos um sinal retangular comciclo ativo de 50%. Para um sinal que corresponda à retificação de uma tensão senoidal em onda completa, temos as fórmulas descritas em (e). Se a retificação for de meia onda, temos as fórmulas...
tracking img