Formas de obtenção de energia

Formas de obtenção de energia:
O conceito de energia está relacionado com a capacidade de produzir trabalho. A energia causa modificações na matéria e, em muitos casos, de forma irreversível.

·Energia hidráulica – é a mais utilizada no Brasil em função da grande quantidade de rios em nosso país. A água possui um potencial energético e quando represada ele aumenta. Numa usina hidrelétricaexistem turbinas que, na queda d`água, fazem funcionar um gerador elétrico, produzindo energia. Embora a implantação de uma usina provoque impactos ambientais, na fase de construção da represa, esta éuma fonte considerada limpa.

Energia solar ou fotovoltaica: é proveniente de uma fonte inesgotável: o Sol. Os painéis solares possuem células fotoelétricas que transformam a energia proveniente dosraios solares em energia elétrica. Tem a vantagem de não produzir danos ao meio ambiente.

· Energia nuclear – o urânio é um elemento químico que possui muita energia. Quando o núcleo édesintegrado, uma enorme quantidade de energia é liberada. As usinas nucleares aproveitam esta energia para gerar eletricidade. Embora não produza poluentes, a quantidade de lixo nuclear é um ponto negativo.Osacidentes em usinas nucleares, embora raros, representam um grande perigo.

· Energia eólica – gerada a partir do vento. Grandes hélices são instaladas em áreas abertas, sendo que, os movimentosdelas geram energia elétrica. È uma fonte limpa e inesgotável, porém, ainda pouco utilizada.

Energia térmica
Nas usinas termoelétricas a energia elétrica é obtida pela queima de combustíveis, comocarvão, óleo, derivados do petróleo e, atualmente, também a cana de açúcar (biomassa).
A produção de energia elétrica é realizada através da queima do combustível que aquece a água, transformando-a emvapor. Este vapor é conduzido a alta pressão por uma tubulação e faz girar as pás da turbina, cujo eixo está acoplado ao gerador. Em seguida o vapor é resfriado retornando ao estado líquido e a...
tracking img