Formas de governo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Formas de governo

Forma de governo é o conjunto de instituições políticas por meio das quais um Estado se organiza a fim de exercer o seu poder sobre asociedade. Cabe notar que esta definição é válida mesmo que o governo seja considerado ilegítimo.
Tais instituições têm por objetivo regular a disputa pelo poder políticoe o seu respectivo exercício, inclusive o relacionamento entre aqueles que o detêm com os demais membros da sociedade.

Principais formas de governo:
-Monarquiaé um tipo de governo em que o chefe de Estado mantem-se no cargo até a morte ou a abdicação, sendo normalmente um regime hereditário. O chefe de Estado dessa formade governo recebe o nome de monarca (Normalmente com o título de rei ou rainha) e pode também muitas vezes ser o chefe do governo. A ele, o ofício real, é sobretudoo de reger e coordenar a administração danação, em vista do bem comum em harmonia social[1].
- literalmente poder dos melhores, é uma forma de governo na qual opoder político é dominado por um grupo elitista. Normalmente, as pessoas desse grupo são da classe dominante, como grandes proprietários de terra militares,sacerdotes, etc. Um exemplo de estado governado pela aristocracia é a antiga cidade-estado de Esparta que, durante toda a sua história, foi governada pela aristocracialatifundiária guerreira.
-Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente,por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistemapresidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.
tracking img