formas de energia

Páginas: 5 (1078 palavras) Publicado: 2 de abril de 2014















Efonape
Técnico em Edificações
Professora: Luciana Tostes
Alunos: Hellen Moura, Maike Souza, Tatiana e Vivian Fernandes


















Introdução

Seja no Brasil ou no exterior, são pensadas formas de produção de energia de acordo com as facilidades no local, no Brasil temos grandes rios perenes o que facilita a construção de usinashidrelétricas. Em outros países não se tem essa condição, daí a necessidade de se pensar outras formas de se produzir energia, dentre outras uma que achamos bem interessante é a maremotriz, provinda das marés e suas condições. Embora no Brasil, mais precisamente no litoral maranhense, temos condição de produzirmos energia dessa forma ainda é apenas um caso de estudo. Por enquanto essa forma deprodução de energia tem sido utilizada apenas no Japão, na Inglaterra e no Havaí.















Energia Hidrelétrica

A energia hidrelétrica é a obtenção de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Para que esse processo seja realizado é necessária a construção de usinas em rios que possuam elevado volume de água e que apresentem desníveis em seucurso.

A força da água em movimento é conhecida como energia potencial, essa água passa por tubulações da usina com muita força e velocidade, realizando a movimentação das turbinas. Nesse processo, ocorre a transformação de energia potencial (energia da água) em energia mecânica (movimento das turbinas). As turbinas em movimento estão conectadas a um gerador, que é responsável pela transformaçãoda energia mecânica em energia elétrica.
Normalmente as usinas hidrelétricas são construídas em locais distantes dos centros consumidores, esse fato eleva os valores do transporte de energia, que é transmitida por fios até as cidades.

A eficiência energética das hidrelétricas é muito alta, em torno de 95%. O investimento inicial e os custos de manutenção são elevados, porém, o custo docombustível (água) é nulo.

Itaipu, a maior hidrelétrica do mundo
Atualmente, as usinas hidrelétricas são responsáveis por aproximadamente 18% da produção de energia elétrica no mundo. Esses dados só não são maiores pelo fato de poucos países apresentarem as condições naturais para a instalação de usinas hidrelétricas. As nações que possuem grande potencial hidráulico são os Estados Unidos, Canadá,Brasil, Rússia e China. No Brasil, mais de 95% da energia elétrica produzida é proveniente de usinas hidrelétricas.

Apesar de ser uma fonte de energia renovável e não emitir poluentes, a energia hidrelétrica não está isenta de impactos ambientais e sociais. A inundação de áreas para a construção de barragens gera problemas de realocação das populações ribeirinhas, comunidades indígenas epequenos agricultores. Os principais impactos ambientais ocasionados pelo represamento da água para a formação de imensos lagos artificiais são: destruição de extensas áreas de vegetação natural, matas ciliares, o desmoronamento das margens, o assoreamento do leito dos rios, prejuízos à fauna e à flora locais, alterações no regime hidráulico dos rios, possibilidades da transmissão de doenças, comoesquistossomose e malária, extinção de algumas espécies de peixes.

Energia Maremotriz

Existem diversas maneiras de se aproveitar a energia proveniente dos oceanos. Assim como a que se origina dos ventos e do sol, a energia vinda das águas dos oceanos - por meio da energia térmica e da energia contida no fluxo das marés, nas correntes marítimas e nas ondas - é classificada como limpa eauto-sustentável.
A energia maremotriz é uma forma de produção de energia proveniente da movimentação das águas dos oceanos, por meio da utilização da energia contida no movimento de massas de água devido às marés. Dois tipos de energia maremotriz podem ser obtidas: energia cinética das correntes devido às marés; e energia potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa.
O sistema de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formas de energia
  • Formas de energia
  • Formas de energia
  • Forma de energia
  • Formas de energia
  • Formas de energia
  • Formas de energia
  • Formas de Energia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!