Formar professores para a nova escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
UNINOVE







Edileuza Magalhãesdo Carmo







Seminário:
A Formação do Professor Para a Nova Escola













São Paulo
2012
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
UNINOVE






Trabalho exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de didática I, para compor parte da nota av3, sob a orientação daprofessora Sandra Holler.







São Paulo
2012

















Introdução

O  trabalho a seguir tem como objetivo esclarecer sobre a formação do professor para com a nova escola.
Quanto à importância  de ser intelectual, ser confiável para que futuramente possa forma cidadãos críticos e reflexivos  diante a sociedade.
Vamosabranger  sobre  a formação dos professores e as mudanças que estão ocorrendo na sociedade.
Tendo sempre como foco refletir em como se manter seguro em tempos modernos.


Formar professores para a nova escola

Atualmente nos defrontamos com um mundo de mudanças constantes, e se tem algo em que não se pensa é na educação escolar de cada cidadão.
Com a mudança constante, o nosso mundo faz comque os seres humanos necessitem de formação acadêmica, para se engrenarem no mercado de trabalho (Nicola, 2000). Esses tempos em que vivenciamos, podemos observar que as pessoas lutam somente para obter uma melhor colocação dentro desta sociedade.
Entre tantas, temos inúmeras questões inquietantes quanto á educação de nosso futuro cidadãos, e cabe aos Professores e aos futuros professores sequestionar quanto a sua formação para com a educação dos que ainda estão por se formar. Segundo Nicola “Quanto mais se reconhece a importância do conhecimento como questão de sobrevivência no mundo moderno, mais se evidenciam as dificuldades educacionais nesse sentido.” (2000, p. 89).
E com este surge a questão quanto à função da escola para o aprendizado deste, pois as informações chegam rapidamenteaos alunos, através dos meios de comunicação que temos hoje, e que neste caso quando a escola vai passar a nova informação ao aluno ele já tem o conhecimento dela. É ai que entra a questão da formação do professor, será que estão preparados para ensinar a estes alunos?
Para Nicola (2000, p. 90) a escola não dever ter como seu papel principal somente ensina-los a aprender, esta dever ter comoobjetivo fazer com que o aluno vai à busca do conhecimento, já que este é passado sem o auxilio do professor, e fazendo assim com que o aluno aprenda a analisar, discutir, refletir.
Se a escola tiver este como seu objetivo, ira formá-lo cidadão seguro, pois a busca por respostas para as mudanças leva-o a insegurança, esses á têm consigo por conta de que nem mesmo a nossa geração passada estavapreparada para lidar com os dias atuais.
Presenciamos um mundo de inseguranças de incertezas, com isso nem mesmo a educação e nem os professores tem a certeza do trabalho que estão fazendo, mas estes não podem trabalhar de maneira incerta, afinal os professores e a educação tem um papel muito influenciador na sociedade, que neste caso é importante ressaltar o que nos diz Morin quanto à insegurançavivenciada pela a educação, “É preciso aprender a enfrentar a incerteza, já que vivemos em uma época de mudanças em que os valores são ambivalentes, em que tudo é ligado.” (1999, p. 84).
Morin diz ainda mais quanto à importância da educação para o futuro. “A educação do futuro deverá ser o ensino primeiro e universal, centrado na condição humana” (1999, p.47). Através deste pensamento, podemosdizer que professores e os futuros professores, não pode tem a incerteza consigo.
Porem estes professores vem preparado com um trabalho já pronto, eles sabem das necessidades de um novo método de ensino, mas se encontram sozinhos, e sem apoio para encarar essas novas mudanças.
Tanto os pais como a sociedade cobram dos professores respostas prontas que nem mesmo eles sabem responde-las, e por...
tracking img