formacoes pre capitalistas por Karl Marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIOESTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
1° ANO DE GRADUAÇÃO NOTURNO
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS







LUCAS ARAUJO LEMES

EVOLUCÂO DO CAPITALISMO


RESUMO DA OBRA DE KARL MARX DE 1958
FORMAÇÕES ECONÔMICAS PRÉ-CAPITALISTAS I


PROFESSOR: LUCIANO









CASCAVEL, PR
2014
FORMAÇÕES ECONÔMICAS PRÉ-CAPITALISTAS I
POR KARL MARX

Este referidoresumo relata a evolução do ser humano através da terra, as sociedades que antecederam o capitalismo, a troca de esforço físico humano em função do capital, as sociedades que surgiram ao longo da linha do tempo, as relações que tinha uns com os outros etc. Tal resumo será baseado na obra de Karl Marx, relatos do livro Formações Econômicas Pré-capitalistas de 1958.
Para Karl Marx o trabalhoassalariado e uma das condições históricas do capital, e o trabalho livre é a troca de trabalho livre por capital, com o objetivo de reproduzir o capital e valorizá-lo, não como valor de uso para o desfrute, mas como valor de uso para o capital. Seja no mundo Ocidental ou no Oriental, tais meios de produção sempre terão que ter as peças chaves do quebra cabeça, o trabalhador e a matéria-prima pra talprodução do trabalho. Isto significa, acima de tudo, que o trabalho surge na Pré-história através da terra, base do meio de produção, pois somente a terra pode ser fonte de produção daquela época, também vale lembrar que o homem desde esta época, já tem seus traços através da terra, com o surgimento da agricultura como meio de sua subsistência, a forma que o trabalhador terá e a sua existênciaobjetiva, independentemente de seu trabalho, seja no modo mais simples e primórdio com ferramentas e técnicas de manejo da terra. O indivíduo relaciona-se consigo mesmo como proprietário, como senhor das condições de sua realidade, isso significa que a primeira forma de propriedade surge, a “comunidade tribal espontânea” chamada também como a horda, se tem estabelecido como uma propriedade comunal, issosignifica o que, que se estabelece a primeira forma de propriedade Pré-capitalista, a forma pré-capitalista Asiática, o seu surgimento tem como Sistema de organização o comum trabalho e a centralização política.
Neste modo o proprietário surgir através da comunidade ou das famílias, quando ele deriva da comunidade, os outros são, para ele, seus co-proprietários comuns, quando ele deriva dasfamílias específicas que constituem a comunidade, os outros são proprietários independentes que coexistem como indivíduo, são os proprietários privados independentes. Neste último caso a propriedade comum que, anteriormente, a tudo absorvia e a todos compreendia, subsiste, e então, como uma espécie de um ager publicus ou terra comum. Em ambos os casos, os indivíduos comportam-se não comotrabalhadores, mas como proprietários como membros de uma comunidade em que trabalham. Sua finalidade não e acumulação de riquezas ou quaisquer outras formas de valores, embora eles possam realizar trabalho excedente para tal finalidade. Seu objetivo maior era a manutenção do proprietário individual e sua família, bem como também da comunidade em um todo.
O primeiro surgimento desta forma inicial depropriedade da terra, em uma comunidade humana, surge a partir da evolução natural do ser humano, a família, a tribo formada pela ampliação da família ou pelos casamentos entre famílias e combinações de tribos vem através das primeiras tribos nômades que não estabeleciam lugar fixo, aproveitavam o que o local dispõe para sua sobrevivência e seguia sem rumo e sem plano, essa foi à primeira forma em que osser humanos viviam. Podemos ressaltar então que a comunidade tribal surge naturalmente e não como consequência, se apropriando temporariamente do solo em que se encontram. Quando os homens, finalmente, se fixam, a comunidade original se modifica e vai depender de várias condições externas, tais como o clima, a geografia do solo e de seu relacionamento com os demais indivíduos. A comunidade...
tracking img