Formac'ao profissional docente

6591 palavras 27 páginas
A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E A PRÁTICA DOCENTE

RESUMO: O presente artigo busca destacar a importância dos saberes oriundos da prática, que integram as propostas atuais de formação e a pluralidade de saberes necessários a essa prática em contextos como os do cotidiano escolar. Considerações serão realizadas acerca do professor reflexivo, e, para tanto, serão salientadas as principais conclusões e sugestões de estudos sobre a prática reflexiva, a qual é aqui entendida como a reflexão sobre o conhecimento produzido, quando o profissional trata de explicar a si mesmo os saberes que estão implícitos em sua ação.

INTRODUÇÃO

O interesse por pesquisas voltadas à Formação de Professores tem direcionado a atenção de muitos e obtido destaque na literatura nacional, seja em livros, periódicos, dissertação e tese, seja, por exemplo, nos trabalhos apresentados nas Reuniões Anuais realizadas pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), a qual, enquanto sociedade civil, busca o desenvolvimento e a consolidação do ensino de pós-graduação e da pesquisa na área da Educação no Brasil, e, para tanto, procura contribuir para a divulgação de informações, opiniões, comentários, análises e inovações nessa área.

Ao caracterizarem a investigação pedagógica, Bogdan e Biklen (1994) destacam que, freqüentemente, o investigador utiliza a abordagem qualitativa para otimizar aquilo que faz. Apesar de não considerarem os tipos de investigação aplicada como mutuamente independentes, os autores distinguem-na em: investigação qualitativa aplicada: investigação avaliativa e decisória, investigação pedagógica e investigação-ação (p. 266). Para esses autores, cada tipo apresentado possui relações diferentes com o processo de mudança e é utilizado por pessoas e situações diferentes. Este trabalho, por suas características, se enquadra como investigação pedagógica, pois a

Relacionados