Aspectos da formação do espaço agrário brasileiro
Domingos Nascimento Silva*
Em seu estado da natureza o homem viveu sem organização de relações entre si ou com instituições; com a evolução o homempassou ao estado da sociedade civil, com o estabelecimento de regras de convivência e instituições. A questão da posse e propriedade da terra insere-se nestes estágios evolutivos, sendo que após operíodo do nomadismo ela passou a ser fator de disputa na fixação em determinada região, e importante para a sobrevivência de civilizações.

Os conceitos solo e terra não são iguais. O solo é um corponatural que resulta da ação de fatores como o clima, os organismos e o tempo, sobre a rocha matriz, em determinada condição de relevo. A interação do solo com o meio que o cerca define a terra; oconceito terra abrange, portanto, não apenas o solo, mas outros elementos como localização, relevo, vegetação, erosão e clima.

A atividade agropecuária apresenta peculiaridades em relação às outrasatividades econômicas, e em especial em relação à indústria, destacando-se entre elas o fato de que o meio de produção fundamental na agropecuária, a terra, não pode ser multiplicado pelo homem, damaneira como ocorre com as máquinas e outros fatores de produção; devido a isto, a sua apropriação histórica assume uma importância fundamental. Houve um grande desenvolvimento da Agronomia nas últimasdécadas, permitindo inclusive que com a hidroponia sejam realizados cultivos em soluções nutritivas, sem o uso do solo; entretanto, o cultivo hidropônico se dá de forma limitada em relação às espécies,estruturas das plantas e resultados econômicos.

Este artigo analisa o processo de formação do espaço agrário brasileiro, a partir da descoberta, colonização e ocupação do País, apresentando osprincipais fatos que nortearam a organização do território. Os fatos mais recentes, ocorridos neste século, já numa perspectiva de correção dos problemas da estrutura agrária formada, também são... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). Formaçao e produçao do espaço agricola e conflitos: agrario em goias. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Forma%C3%A7ao-e-Produ%C3%A7ao-Do-Espa%C3%A7o-Agricola/652530.html

MLA

"Formaçao e produçao do espaço agricola e conflitos: agrario em goias" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Forma%C3%A7ao-e-Produ%C3%A7ao-Do-Espa%C3%A7o-Agricola/652530.html>.

MLA 7

"Formaçao e produçao do espaço agricola e conflitos: agrario em goias." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Forma%C3%A7ao-e-Produ%C3%A7ao-Do-Espa%C3%A7o-Agricola/652530.html>.

CHICAGO

"Formaçao e produçao do espaço agricola e conflitos: agrario em goias." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Forma%C3%A7ao-e-Produ%C3%A7ao-Do-Espa%C3%A7o-Agricola/652530.html.