Formaçao das treze colonias

Páginas: 13 (3150 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2011
Independência dos Estados Unidos
Entre 1607 e 1733, nas costas orientais da América do Norte, os ingleses fundaram treze colônias. Cada uma delas, politicamente, dispunha de liberdades limitadas, sendo governadas por ingleses nomeados pelo rei da Inglaterra. Sob o aspecto econômico, as colônias submetiam-se, teoricamente, ao regime de exclusividade comercial: só podiam comerciar com ametrópole. No norte se destacava a pequena propriedade, predominando a agricultura, o comércio e a pesca, para consumo local. No sul predominavam as plantações de tabaco e algodão para exportação, cultivadas por escravos negros explorados pelos aristocratas.
Não só os ingleses haviam se interessado pelas terras norte-americanas. Os franceses também se fixaram em algumas regiões importantes, porém, entre1756 e 1763, na Guerra dos Sete Anos, foram derrotados pelos ingleses, que então se tornaram os donos da América do Norte. A Inglaterra logo passou a exigir dos colonos uma contribuição para o pagamento das dívidas causadas pela guerra. O parlamento inglês decretou a Lei do Açúcar, que impôs novos direitos alfandegários a uma grande quantidade de produtos estrangeiros, entre os quais o melaço.Mais tarde estabeleceu a Lei do Selo, que taxou os documentos legais, os produtos comerciais e as publicações periódicas.
Em 1773, para auxiliar a Companhia das Índias Orientais a escoar seus estoques de chá, o Parlamento autorizou-a a vender seus produtos diretamente na América, fazendo com que o preço do chá se tornasse muito mais barato nas colônias, o que prejudicava os comerciantes americanos.Estes ainda perderam o transporte e a revenda do chá inglês na América. A partir daí, várias manifestações revoltosas das colônias se desencadearam. Em dezembro de 1773, jovens de Boston disfarçados de índios lançaram ao mar a carga de chá de três navios ingleses. Esse episódio ficou conhecido como "Tea Party" (Festa do chá). A Inglaterra reagiu e enviou tropas repressoras, fechando o porto deBoston, obrigando a cidade a pagar uma grande indenização e ordenando a deportação dos rebeldes.
O general britânico fora informado de que os colonos estavam armazenando munições em Concord. Ordenou então o confisco desse material por um destacamento militar, em abril de 1775. Porém, quando os ingleses chegaram, na manhã seguinte foram emboscados por um bando de colonos patriotas, causando 8mortes. Mais tarde foram novamente surpreendidos pelos americanos, com um saldo de dezenas de mortos e feridos. A 4 de julho de 1776 as colônias se declararam unidas, livres e independentes. A guerra continuou com a vitória dos americanos em Saratoga, em 1777, e em 1783 foi assinada a paz em Versalhes, pela qual os ingleses reconheceram a independência dos Estados Unidos, cujo primeiro presidente foiGeorge Washington.

A Independência dos Estados Unidos

A colonização das 13 colônias Americanas

Durante o processo de colonização dos EUA operou-se uma distinção fundamental entre as colônias do Norte e do Sul. O Norte, correspondente às colônias de Massachusetts, Nova Hampshire, Rhode Island e Connectict, que formavam a Nova Inglaterra e o centro, correspondente às colônias de NovaYork, Nova Jersey, Pensilvânia e Dela Ware, zonas de clima temperado e que não possuíam ouro nem prata, não interessava ao Estado Absolutista e foi ocupado essencialmente pelos puritanos, perseguidos durante o governo de Elizabeth I e da dinastia Stuart.
Querendo fundar lá uma nova pátria, os puritanos estabeleceram lá as chamadas colônias de povoamento, cuja economia era baseada na pequenapropriedade agrícola, onde o colono trabalhava com sua família, produzindo para o mercado interno. Os produtos agrícolas das colônias do norte e centro eram iguais aos da Europa, isso também desestimulou o comercio da metrópole com essas colônias. Nessa região desenvolveram-se o comércio e as manufaturas, porque os puritanos já tinham alguma tradição manufatureira na Inglaterra e sua ética religiosa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As treze Colônias e a Formação dos E.U.A
  • Formação das treze colonias
  • as treze colonias e formaçao dos eua
  • AS TREZE COLÔNIAS E A FORMAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS
  • As trezes colonias e a formação dos Estados Unidos
  • AS TREZE COLÔNIAS E A FORMAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS
  • As treze colônias e a formação dos Estados Unidos
  • Treze colônias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!