Formações dos rios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Formações dos rios
As águas resultantes das precipitações atmosféricas, dos degelos e aquelas que brotam na forma de fontes contribuem para a formação dos rios. Um rio é um curso de água natural, mais ou menos caudaloso, que deságua em outro rio, no mar ou em um lago.
Os rios são considerados o mais efetivo agente modificador da paisagem, dada a sua capacidade de erosão, transporte edeposição. Servem de canais naturais de drenagem a uma bacia hidrográfica, ou seja, uma massa de água interior que corre, na maior parte da sua extensão, à superfície terrestre. Mas os rios também podem correr no subsolo em uma parte do seu curso.
No sentido geral, esses cursos naturais de água doce possuem canais definidos e fluxo permanente, também chamado de perene, cujas águas correm durantetodo o ano. Os rios também podem ter fluxo sazonal (ou temporário), cujo regime d'água é intermitente - o leito fica seco em algumas épocas do ano.
Existem vários termos para designar rios e podemos citar: arroio, braço, canal, córrego, desaguadouro, igarapé, regato, riacho, ribeira, ribeirão, paraná, vazante etc. São importantes para a atividade humana, como vias de transporte e fontes deenergia hidroelétrica e de água potável. Também fornecem recursos alimentares através da pesca e de água para irrigação.
Tipos de rios
Perenes: são rios que contêm água todo o tempo, durante o ano inteiro. Eles são alimentados por escoamento superficial e subsuperficial. Este último proporciona a alimentação contínua, fazendo com que o nível do lençol subterrâneo nunca fique abaixo do nível docanal. A maioria dos rios do mundo é perene.
Intermitentes (temporários): rios por onde escorre água por ocasião da estação chuvosa, porém, no período de estiagem, esses rios desaparecem. Os rios intermitentes, também chamados de temporários, são alimentados por escoamento superficial e subsuperficial. Eles desaparecem temporariamente no período de seca porque o lençol freático se torna mais baixo doque o nível do canal, cessando sua alimentação.
Efêmeros: os rios efêmeros se formam somente por ocasião das chuvas ou logo após sua ocorrência. São alimentados exclusivamente pela água de escoamento superficial, pois estão acima do nível do lençol freático (água subterrânea).
No que diz respeito às relações da drenagem com as águas de subsuperfície os rios podem ser:
Efluentes: rios querecebem contribuição de água do subsolo e aumentam sua vazão em direção à jusante. São característicos de regiões úmidas.
Influentes: rios que perdem água para o subsolo (infiltração), além da perda por evaporação. Eles diminuem sua vazão em direção à jusante e podem secar antes de atingir o mar. São típicos de climas áridos.
Formação de lagos
São massas de águas confinadas, mais ou menos tranqüilase profundas. Os lagos têm em geral origem natural e estão situados em depressões de rochas impermeáveis, produzidas por causas diversas e sem conexão com o mar. Essas águas podem ser provenientes da chuva, de uma nascente local, de cursos de água, como rios e geleiras, que deságüem nessa depressão.
Tipos de lagos
Geralmente a água dos lagos é doce, mas existem importantes lagos salgados.Geologicamente, a maior parte dos lagos da Terra é recente e, quanto a sua origem, os lagos podem ser formados por:
- Influências tectônicas: águas acumuladas nas deformações da crosta terrestre; resultam na formação de lagos grandes e profundos.
- Atividades vulcânicas: águas que ocupam antigas crateras ou barragens efetuadas pelo escoamento de lavas de vulcões extintos.
- Influência fluvial: aolongo de cursos de água onde os rios apresentam meandros, é comum o aparecimento de lagos.
- Atividades glaciárias: tem sua origem relacionada com a ação das geleiras continentais e de montanhas.
- Influência litorânea: associada ao surgimento de cordões arenosos que vão fechando reentrâncias que acabam por separar e enclausurar massas de água salgada (residuais) do mar aberto.
- Atividades...
tracking img