Formação e profissionalização docente.

1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO;

Formação e Profissionalização docente.

TEMA: SABER ENSINAR NO SECULO XXI

Ao observar dentro da área de concentração (formação profissionalizaçãodocente) o profissional esta no permanente desafio a construção de um cotidiano escolar, ou seja, estamos vivendo um importante momento de transição no que diz respeito à capacitação dos profissionais daeducação.

2. FUDAMENTAÇÃO TÉORICA:

Os fundamentos da formação do professor não podem ser de natureza apenas técnica, tem de incluir a reflexão cientifica, política e social. A qualidade de ensinoesta relacionada à qualidade da formação docente inicial e continuada.
Saber ensinar no século XXI e permanente desafio a construção do cotidiano escolar, ou seja, estamos vivendo um importantevivendo um importante momento de transição no que diz respeito à capacitação dos profissionais da educação.
Com base numa ótica histórica, critica requer um processo de formação que prepare o educador prafazer frente a essa realidade desafiadora.
A formação dos professores não pode ser dissociada do contexto de mudanças provocadas pelas reformas educacionais em cursos a partir da introdução de novasorientações pedagógicas e curriculares para educação básica com repercussões sobre a profissão e nos projetos de formação de professores.
Desta forma salienta-se a importância da formação comprocedimento de formação consciente, ética e responsável do educador.
Saberes docente:
O professor ao ingressar nesta nobre profissão ele tem como base que a escola e um aparelho ideológico do estado quemaior reprodução exerce, não somente através do currículo, mas também pela reforma como desempenha a função de educar. O professor deve saber como desenvolver a consciência, a capacidade dequestionar, de conceituar e de refletir sobre a realidade, dentro e fora dos parâmetros escolares.
Processos de formação docente
Segundo a LDB; a formação profissional no currículo universitário, a...
tracking img