Formação e profissionalização do profess

Páginas: 17 (4039 palavras) Publicado: 29 de março de 2011
FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR

FREITAS, Maristela Santos de Andrade
(Superintendência Regional de Ensino de Muriaé, Minas Gerais);

OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro
(Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)

Eixo Temático: Formação Inicial e Continuada de Professores para a Educação Básica

1- INTRODUÇÃO:O processo de formação/profissionalização docente, historicamente, tem vivenciado dificuldades, pois, inicialmente, o professor foi tutelado pela Igreja, posteriormente pelo Estado e por outras instâncias de diferentes níveis. Soma-se a isto o fato dos professores não serem regidos por uma deontologia e não contarem com corporações de classe eficientes.
Assim, pesquisar estatemática passou a se constituir como uma forma de demonstrar a necessidade de se resgatar o reconhecimento social da profissão e de se refletir sobre uma proposta educacional de valorização do professor, condizente com as suas necessidades.
Para dar um maior suporte à pesquisa lançou-se mão, sobretudo, dos aportes teóricos: Hypólito, 1997 e 1999; Nóvoa, 1997; Tardiff 2003; Tardiff &Lessard. 2005; Ramalho, Nuñez & Gauthier, 2003; Fidalgo & Fidalgo, 2007; Codo, 2002; Oliveira, 1998; Kuenzer e Caldas, 2007; Garcia 1999; Contreras, 2002; Lamarca, 1995; Vieira, 2000.
Metodologicamente, foi usado o Estudo de Caso através do uso da observação livre, da análise documental e da entrevista semi-estruturada. No âmbito das entrevistas foi utilizada a Análise de Conteúdo, numaperspectiva dialética, articulando a empiria com a teoria. Foram entrevistados 11 professores do Ensino Médio e 03 autoridades do campo educacional.
Esclarece-se que este texto se vincula a uma pesquisa maior, intitulada: Políticas para Formação e Profissionalização do Professor do Ensino Médio: um estudo realizado na Jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Muriaé, MinasGerais, defendida em 2008, na Puc Minas e que teve como objeto o Projeto de capacitação denominado “De Professor para Professor”, vinculado a já mencionada Jurisdição de Ensino.

2- REFERENCIAL TEÓRICO:
2.1- Formação/Profissionalização Docente
Garcia (1999, p. 19), ao analisar diferentes tendências e perspectivas, argumenta que há várias formas de se entender o conceito deformação, dependendo do foco que se adota, podendo ser do “ponto de vista do objeto (a formação que se oferece, organiza, exteriormente ao sujeito) ou o do sujeito (a formação que se ativa como iniciativa pessoal)”.
Este teórico compreende a formação docente como sendo um processo sistemático e organizado, relacionado tanto àqueles que estão a estudar, quanto aos que já estão há algunsanos atuando na profissão, e, por último, como um conceito detentor de dupla perspectiva, uma individual e outra em equipe.
Para ele, aspectos como a burocratização, proletarização e intensificação do trabalho docente geram o aumento da regulação da profissão, uma perda da autonomia e uma aceleração das tarefas a serem realizadas em conjunto com outras, além da ausência de incentivos àcarreira.
Nóvoa (1997) discute a formação docente a partir de três tipos de desenvolvimento: desenvolvimento pessoal, desenvolvimento profissional, desenvolvimento organizacional.
Cabe esclarecer que esses tipos de formação profissional podem mesclar-se, ou ainda, considerar que, por ser o desenvolvimento profissional um processo contínuo (NÓVOA, 1997; GARCIA, 1999;TARDIFF, 2003; TARDIFF & LESSARD, 2005), ele se constitua como um processo desenvolvido por fases, com diferentes momentos. Assim, o professor influenciado pelas suas próprias mudanças na vida pessoal e trajetória profissional, pode passar por um ou vários desses modelos de desenvolvimento.
Garcia (1999), concordando com Nóvoa (1997), afirma que a formação deve possuir uma dimensão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
  • Profissionalização docente: entre vocação e formação
  • Formação e profissionalização docente
  • Formação e profissionalização docente
  • FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
  • Ensaio, Formação e profissionalização docente
  • Formação e profissionalização docente.
  • FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!