Formação e manejo de capineira na zona bragantina

FORMAÇÃO E MANEJO DE CAPINEIRA NA ZONA BRAGANTINA
Manoel Waldir Queiróz Gomes¹RESUMO
A implantação da capineira como fator de compensação alimentar do gado leiteiro requer conhecimentos técnicos que influenciarão decisivamentena produção esperada pelo produtor. Para isso é necessário levar em conta desde a escolha da área para o plantio, escolha da espécie utilizada até o manejo correto da capineira.Este artigo visa, basicamente, sugerir ao criador formas de obtenção de uma capineira capaz de fornecer os nutrientes necessários para a compensação alimentar do gado.
O período de plantiobem como o de descanso também são fatores preponderantes para o bom desenvolvimento da capineira.
Nesta obra citaremos importantes tópicos, como: Espécies mais apropriadasao nosso clima, características de uma boa forrageira, localização para o plantio, formas de plantio, preparo de área, adubação e corte. Com isso, esperamos contribuir para a garantia de umasuplementação alimentar de qualidade e satisfatória quantidade para os animais, de modo a corresponder com as expectativas do produtor.









¹Aluno concluinte do Curso de Agropecuária doInstituto Federal do Pará – IFPA – Campus Castanhal-Turma 2010/2011



CONSIDERAÇÕES INICIAIS


ESCOLHA DA ESPÉCIE A SER PLANTADA.

Parauma região de clima quente e úmido como a nossa, nas colônias pertencentes ao município de Castanhal, nordeste do Pará, recomendamos a espécie Peniceto purpúreo na variedade Cameroon, por oferecer...
tracking img