Formação e desenvolvimento de equipes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1972 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 2 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
- FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES -

O trabalho individual há certo tempo vem dando espaço para a realização de tarefas em grupo. Isto ocorre porque, as empresas demandam cada vez mais de conhecimentos diferenciados para a obtenção dos resultados almejados, o que leva a formação de equipes de pessoas que se completam.

Para ROBBINS (2005, pag.186) “um grupo é definido como dois oumais indivíduos interdependentes que se reúnem visando à obtenção de um determinado objetivo”, podendo ser grupos formais ou informais.

POR QUE FORMAMOS GRUPOS?

Os grupos formais e informais formam-se por várias razões. Algumas dessas razões seriam as necessidades, o desejo de proximidade, a atuação e as metas.

Grupos Formais são aqueles que são definidos pela estrutura da organização, comatribuições de trabalho que estabelecem tarefas. Nestes grupos, o comportamento das pessoas é estipulado e dirigido em função das metas organizacionais.Os seis membros da tripulação de um vôo comercial são um exemplo de grupo formal. Ao contrário,os Grupos Informais são alianças que não são estruturadas formalmente nem determinadas pela organização. Estes grupos são formações naturais dentro doambiente de trabalho, que surgem em resposta a necessidade de contato social. Três funcion ários de departamentos diferentes que regularmente se encontram para almoçar juntos são um exemplo de grupo informal.

Ambiente da empresa, onde a liderança, as diretrizes, as decisões, as orientações, as instruções, o clima organizacional, as condições, os recursos, entre outros fatores associados aoambiente de trabalho influenciam positivamente ou negativamente sobre o grupo;


O que leva um grupo a evoluir ou não para uma equipe? São três os fatores:

O

próprio grupo, formado por pessoas de diversas idades, conhecimentos, habilidades, crenças, culturas, valores, necessidades. Quanto maior for a diferença nestas questões entre os integrantes do grupo, tanto mais será difícil conseguirconsenso entre eles;
O

indivíduo, com sua personalidade, seus interesses, suas necessidades, seus conhecimentos. Se combinados de forma adequada às características dos demais colegas de grupo, os resultados serão extremamente positivos. Porém, quando o indivíduo assume uma posição prolixa, não se envolve, não oferece ao grupo aquilo que ele tem de melhor, que é o seu conhecimento, habilidadee, principalmente, atitude, os resultados tendem a ser negativos e dificultam o processo de evolução do grupo.

Estes três fatores influenciam diretamente na evolução de um grupo para se transformarem em uma equipe.
Porém, além do comportamento do grupo e das pessoas que compõem este grupo, outros dois fatores levam um grupo a trabalharem como uma equipe: A execução daquilo que estãoorientados a fazer, ou seja, a tarefa, a atividade, a operação; e darem continuidade naquilo que fizeram e que devem continuar a fazer, ou seja, se o grupo entendeu a missão, trabalhou em conjunto e atingiram um determinado resultado, deverão dar continuidade a este processo, a este espírito, trabalhando em conjunto e em equipe para continuarem a bater os resultados. Portanto, não adiantará se osindivíduos que formam o grupo terem “espírito de equipe” se não conseguem executar a tarefa para eles designada e nem dar continuidade a isso.

Os grupos passam a ser equipes quando começam a pensar sobre a forma de atuar e na solução de problemas.

As pessoas que compõe a equipe são pessoas que possuem o mesmo objetivo, respeitam e aprendem com as diferenças, trocam experiências, compartilhamsoluções, buscam apoio nas decisões, comunicam-se de forma ativa e efetiva, fazem uso correto dos recursos, tem pro atividade para ajudar e apoiar os demais integrantes da equipe, e buscam todos atingirem os resultados com qualidade.

As equipes podem ser classificadas com base em seus objetivos. Para Robbins, as formas mais comuns são: Equipes de solução de problemas: seus integrantes trocam...
tracking img