Formação social e economico resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Pólo Osvaldo cruz
Ra. 301231
Serviço social

Formação social, econômica e política do Brasil.
Etapa 1: Período colonial; estrutura econômica política e social.

A formação política e social brasileira teve inicio com o processo de expansão marítima realizada pelos portugueses durante o século XV

No ponto de vista de Boris Fausto, o Brasil não foidescoberto, se tivesse sido, estaríamos assumindo que esta terra estava  vazia quando os portugueses aqui chegaram.
Concordo, pois a palavra “descoberta” nesse caso refere-se estritamente à chegada de europeus às terras do atual Brasil, que já eram habitadas por vários povos indígenas.

A expansão territorial
Durante o século XVI, a colonização portuguesa no Brasil limitava-se ao litoralbrasileiro, região onde se concentrava os engenhos para a produção do açúcar, e onde se realizava a extração do pau-brasil.
No século XVII tem início o processo de expansão territorial, ou seja, a interiorização da colonização. Contribuíram para este processo à pecuária, o bandeirantismo, a União Ibérica, as missões jesuíticas e a mineração.

A era Vargas e a política trabalhista
Getúlio DornellesVargas (19/4/1882 - 24/8/1954) foi o do Brasil durante dois mandatos: 1930 a 1945e de 1951 a 1954.
Entre 1937 e 1945 instalou a fase de ditadura, o chamado Estado Novo, assumiu o poder em 1930, após liderar a Revolução de 1930 seu governo ficou marcado pelo nacionalismo e populismo. Em 1937 fechou o Congresso Nacional, e instalou o Estado Novo, governando de forma controladora e centralizadora. Elecriou o Departamento de Imprensa e Propaganda para censurar e controlar manifestações contra opostas ao seu governo. Perseguiu políticos opositores, partidários e simpatizantes do socialismo. A Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas, governou o Brasil por 15 anos ininterruptos, em agosto de 1954 Vargas se suicidou com um tiro no peito no Palácio do Catete. Lembrando queVargas fez fortes investimentos nas áreas de infra-estruturar: criação da Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Vale do Rio Doce e Hidrelétrica do Vale do São Francisco. De 1930 á 1950 os trabalhadores rurais foram excluídos dos direitos trabalhistas e sociais. Nas décadas de 1960 e de 1970, os direitos sociais começaram a chegar ao campo nas figuras da sindicalização rural, do estatuto doTrabalhador Rural e do Funrural, o trabalhador do campo estava se convertendo em trabalhador urbano sem carteira assinada e, portanto, permanecendo sem direitos. Desde a década de 1970, começou a crescer uma nova tendência no movimento operário e popular brasileiro. Essa tendência consolidou-se com a formação do PT e da CUT. No Brasil de hoje, o mesmo poder do estado protetor, que Getúlio Vargas utilizoupara tocar adiante a industrialização e a ampliação dos direitos dos trabalhadores, são o mesmo poder reanimado pelo imperialismo e pela grande burguesia financeira para desindustrializar o país em suprimir os direitos conquistados. Ou seja, os direitos sociais nunca se universalizaram no Brasil e continuamos sendo manipulados como marionetes, em época de eleição os políticos usam a miséria e afalta de instrução, para ganhar votos; prometendo rios e fundos, sendo que os únicos beneficiados são eles próprios. Na época de Getulio era mais mascarada sua intenção, hoje é claramente visível.
Ditadura militar: o Al-5 milagres brasileiros e os anos de chumbo.
Os Anos de Chumbo foram os períodos, mais repressivo da ditadura militar no Brasil. O período se destaca pelo feroz combate entre aextrema-esquerda, de um lado, e de outro, o aparelho repressivo policial-militar do estado, eventualmente apoiado por organizações paramilitares e grandes empresas, tendo como pano de fundo, o contexto da Guerra Fria. A maior censura e repressão aos adversários do regime militar aconteceram nos “anos de chumbo” (1969-1974), quando o país estava sob o comando do general Emilio Garrastazu Médici....
tracking img