Formação economica do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1

Aula 001 – Formação Econômica do Brasil Objetivos

Universidade Metodista de São Paulo PLA Formação Econômica do Brasil

I. Identificar os aspectos que levaram os países Europeus a buscar alternativas para o “modelo” econômico mercantilista. II. Diferenciar os tipos de colonização ocorridos na América. III. Reconhecer o processo de Formação Econômica do Brasil a partir do período doDescobrimento. IV. Definir os ciclos econômicos da economia brasileira (cana de açúcar; ouro, borracha, café) e sua importância na dinâmica do desenvolvimento capitalista local. V. Entender os fatores determinantes do processo de industrialização no Brasil.

Fundamentos econômicos da ocupação territorial:
1. 2. 3. 4. 5. Expansão comercial Européia. Dificuldades de Comércio com o Oriente. Espanha ePortugal empreendem expedições em busca de rotas alternativas para a Índia. Descobrimento da América garante a Espanha e Portugal propriedade sobre as terras Tratados : (A) Bula Inter Coetera = 100 léguas à oeste do Cabo Verde para Espanha / Lado leste Portugal – Papa Alexandre VI 04/05/1493. (B) Tratado de Tordesilhas = 370 léguas. Oeste para Espanha / Leste para Portugal 1494. 6. Contestação doTratado de Tordesilhas por Inglaterra, França e Holanda força ocupação territorial da região por Espanha e Portugal. 7. Inicialmente ocorre a exploração do Pau-brasil: Madeira usada na extração de tinta corante para tecidos (pouco rentável). 8. 1500 – 1530. Envio de expedições destinadas ao reconhecimento da terra e à preservação de sua posse.

Principais Conceitos
Ciclos Econômicos:
A teoriaeconômica afirma que os ciclos econômicos são flutuações nas atividades econômicas da era industrial, ou seja, alternância de períodos de expansão e de contração econômica. Segundo tendências, as crises cíclicas ocorrem dentro de intervalos periódicos relativamente constantes. Há diversas explicações para o fenômeno e inúmeras propostas para enfrentamento da questão. Na história econômicabrasileira, o conceito de ciclos econômicos é utilizado para identificar os movimentos de crescimento e declínio das atividades extrativas (ciclo do pau-brasil), de produção agrícola (borracha, cana-de-açúcar, cacau, café) e mineradora (ouro).

Formação Econômica do Brasil:
A história econômica brasileira pode ser dividida em dois grandes períodos: 1500 – 1930 (Séc. XVI – Séc. XX) – Período Mercantil1930 – atual (Séc. XX .....) Período Industrial

1

No Período Mercantil destacam-se duas fases: I.Fase Colonial – onde temos dois importantes ciclos: cana-de-açúcar (Séc. XVII) e ouro (Séc. XVIII) II.Fase Primário-Exportadora – Caracterizada pela expansão cafeeira iniciada no século XIX. A teoria econômica afirma que os ciclos econômicos são flutuações nas atividades econômicas da eraindustrial, ou seja, alternância de períodos de expansão e de contração econômica. Segundo tendências, as crises cíclicas ocorrem dentro de intervalos periódicos relativamente constantes. Há diversas explicações para o fenômeno e inúmeras propostas para enfrentamento da questão. Na história econômica brasileira, o conceito de ciclos econômicos é utilizado para identificar os movimentos de crescimento edeclínio das atividades extrativas (ciclo do pau-brasil), de produção agrícola (borracha, cana-de-açúcar, cacau, café) e mineradora (ouro).

Mercantilismo:
Conjunto de práticas econômico-comerciais que serviu de base na formação dos estados da era moderna. Para a burguesia nascente, era indispensável a união dos territórios visando à homogeneização lingüística, monetária, legal e dos costumes emgeral. A política econômica mercantilista sustentava o projeto de capitalismo comercial. Recomendava a busca de superávit da balança comercial e balanço de pagamentos, o controle da oferta das mercadorias para maximizar os lucros e a organização das Companhias de Comércio Monopolista, que criavam leis, tarifas, selos e outras medidas que viabilizavam os negócios.

Plantation:
Sistema de...
tracking img