Formação dos professores de biologia

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: DESAFIOS ENTRE A PRÁTICA E A TEORIA

Marilene Damião de Araújo Filha

RESUMO

Este artigo temcomo finalidade definir as experiências vivenciadas no ambiente acadêmico e o percurso realizado durante o desenvolvimento das aprendizagens construídas ao longo do processo, oportunizando conhecer deperto o sistema educacional brasileiro, os principais desafios, as dificuldades, as carências e as necessidades tanto do espaço físico, como também o que diz respeito ao fator humano. Dessa forma,faz-se necessário refletir sobre a formação dos docentes na área de Biologia, reafirmando a importância da valorização da educação para o desenvolvimento de toda a sociedade.
Palavras-chave: Educação.Formação. Aprendizagens. Desafios. Prática.

1 INTRODUÇÃO

Na busca pela analise dos desafios entre a prática e a teoria dos professores de biologia, é imprescindível destacar a importância deensinar ciências e biologia, que tem como finalidade proporcionar aos educandos uma compreensão racional do mundo e do meio ambiente que os cerca, levando-os a uma posição critica reflexiva sobre aformação dos professores de biologia, os desafios encontrados na associação da prática com a teoria e o compromisso com a formação de cidadãos conscientes do impacto causado pela ação humana, da degradação eda má utilização dos recursos naturais.
A formação oferecida aos educadores de biologia atualmente, esta longe de proporcionar a qualificação necessária que venha a garantir aos acadêmicos umaeducação de qualidade. São grandes os desafios encontrados ao longo desse percurso, e muito mais do que isso é necessário assegurar aos recém-formados uma formação continuada para que possam rever suaaprendizagem e sua pratica.
As pesquisas, projetos, observações, trabalhos, estágios e avaliações desenvolvidas ao longo do curso, expõem claramente que existe divergência na prática do que é...
tracking img