Formação docente

Páginas: 10 (2346 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2011
1. Introdução/Contextualização

Nas aulas de Práticas de Ensino, lemos vários textos que mostram as experiências vividas e as dificuldades encontradas no cotidiano da sala de aula por professores de Matemática. Com base nos textos estudados, e percebendo a importância da análise da formação do professor, resolvemos propor um projeto que pudesse refletir questões relacionadas as experiênciasvividas por professores.

Segundo alguns autores, entre eles Shulman (1989), nos diz que além da dominação do conteúdo, o professor precisa de um conhecimento pedagógico, e conhecimento prático referente ao assunto que está lecionando, para fazer com que os alunos se interessem pela disciplina. Neste sentido, sabemos que para o professor obter este conhecimento é necessário que ele tenha umaformação que contemple as reais necessidades que são exigidas no posto de trabalho. Mas nem sempre a formação inicial prepara o futuro docente para realizar sua prática, assim, como menciona Pimenta (2004), na prática a teoria é outra.

Baseada nesta afirmação da autora, e pensando as condições de trabalho que encontramos nos dias de hoje nas escolas públicas, estamos de acordo com Ponte (1998, p.2), quando nos afirma:

O professor desenvolve seu trabalho num ambiente cada vez mais agressivo - é facilmente posto em causa pelos alunos, pelos pais, pelos colegas, pelo Ministério e pela opinião pública em geral. Toma muitas decisões no seu dia-a-dia, algumas das quais por vezes em momentos bem difíceis. Debate-se com uma infinidade de tarefas e papéis – educador,matemático, produtor de situações de aprendizagem, animador pedagógico, dinamizador de projetos, investigador, etc. (PONTE, 1998, p. 2).

Assim, podemos dizer que o docente encontra-se com alguns desafios para superar durante sua ação educativa, e como aponta Ponte (1994, p. 6) “O professor está longe de ser um profissional acabado e amadurecido no momento em que recebe a sua habilitação profissional”.No entanto, com o passar dos anos os profissionais da educação adquirem experiências, aprendendo, conseqüentemente, a lidar com problemas e solucioná-los quando preciso.

2. O problema da pesquisa

Nesse trabalho, iremos investigar como três professores que atuam em escolas públicas na região de Paraguaçu Paulista, pensam sobre as questões relacionadas ao seu desenvolvimento profissional.Com esta reflexão tentaremos buscar algumas experiências vividas que deram certo ou não no ambiente escolar, e quais as situações e histórias que mais chamaram atenção durante os anos de atividade como professores.

Para atingir nossa meta iremos fazer algumas perguntas para os docentes, e tentar perceber como principalmente os professores lidam com os fatos relacionados ao ensino deMatemática, entre elas; 1) Se eles refletem sobre sua prática pedagógica; 2) Quais as maiores dificuldades encontradas na sala de aula na disciplina de Matemática?; e 3) O que fazem para melhorar sua aula?

3. Formulação da Hipótese

Com os resultados da investigação, veremos como os professores sobressaí com os vários problemas que surgem na sala de aula e também qual o incentivo deles para aindaquererem lutar por uma causa que é colocada como perdida por alguns profissionais da mesma área. Observaremos também como em cada uma das etapas pesquisadas os docentes refletem sobre sua prática pedagógica na ação educativa.

4. Objetivos

4.1 Objetivo Geral

O objetivo deste trabalho é investigar a concepção de professores de Matemática em exercício no magistério, com o olhar voltadopara experiências adquiridas e histórias vividas durante sua trajetória profissional.

4.2 Objetivos Específicos

- Investigar algumas histórias vivenciadas por professores de Matemática;

- Resgatar momentos que foram marcantes em sua trajetória no cotidiano escolar;

- Pesquisar como esses professores apresentam a didática para seus alunos;

- Tentar entender como os docentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formação docente
  • Formação docente
  • Formação de docentes
  • FORMAÇÃO DOCENTE
  • Formação docente
  • Formação Docente
  • formação de docentes
  • formação docente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!