Formação do ser humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Como se forma um ser humano? A resposta à pergunta acima formulada tem como ponto de partida, numa perspectiva marxista, a análise das diferenças entre a atividade humana e a atividadeanimal, ou seja, a caracterização daquilo que é próprio ao mundo construído historicamente pelos seres humanos. Indagar-se sobre o que diferencia o gênero humano das espécies animais é indagar-sesobre o processo histórico de construção da cultura, pois é por meio dessa construção que o gênero humano vai humanizando o seu mundo e humanizando a si próprio (Markus, 1978). A formação daindividualidade do ser humano, assim como a formação dos grupos sociais foi construída historicamente. Após o final da sociedade feudal e o início da sociedade capitalista é que surge a ideia de indivíduo. E oindivíduo ao longo dos anos acaba participando de vários grupos sociais, assim como, a família, vizinhança, escola, igreja e etc.
De acordo com a tradição marxista, as classes sociais são grandes grupossociais definidos por sua inserção nas relações fundamentais de produção dentro de um sistema econômico e social particular. Duas classes básicas existem no capitalismo: a classe dominante, quecontrola o Estado e se apropria do excedente econômico na forma de lucros e juros, e a classe trabalhadora. Essas duas classes são definidas pelo papel que desempenham na produção, resultado direto dadivisão social do trabalho.

DESENVOLVIMENTO

A sociedade é marcada pela diversidade cultural existente nos segmentos sociais que a estruturam. Como reflexo da busca empreendida por esses segmentossociais pelo reconhecimento de suas identidades culturais, tem-se o surgimento dos conflitos sociais, os quais muitas vezes transpassam a simples exclusão ou negação de direitos e passam a gerarviolência física e moral. Quando as divergências culturais desestabilizam a ordem pública e põem em risco a paz social, constata-se a urgência por uma maior preocupação dos operadores do Direito em relação...
tracking img