Formação do povo brasileiro

Páginas: 30 (7407 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2011
A formação do povo brasileiro

O povoamento no Brasil deu-se través de uma minoria branca e uma maioria de índios e negros. A população se distribuiu irregularmente pelo território, atendendo ao sistema econômico implantado. Todos foram importantes na aculturação e a arquitetura foi consequência dela.

A constituição do elemento humano se deveu à miscigenação de povos já não puros, formandoo povo nominado de brasileiros luso-tropicais, segundo Gilberto Freire.

No início da colonização veio, sobretudo o elemento branco, constituído por fidalgos e militares, sacerdotes (Cia de Jesus, organização monástica e social), degredados, criminosos (crimes de amor), homens de bem. Logo trouxeram os negros escravizados. Desde o início iniciou-se a miscigenação. No Nordeste as famílias erammuito tradicionais e a miscigenação foi reduzida. Em São Paulo foi grande o cruzamento entre brancos e índios, gerando o elemento mameluco. No século XVII, tinha escassez de mulheres, iniciando a política de “colonização por casais”. A miscigenação entre negros e brancos foi muito forte em alguns estados, principalmente na Bahia e em Minas Gerais (século XVIII).

Da união harmoniosa de raças eculturas surgiu o tipo brasileiro, que é a síntese final dos grupos étnicos europeus e não europeus com as diversificações ecológicas do novo meio.

1 – O elemento índio ou da terra:

Foram peça importante para fixação do colono no solo. Deixaram grande quantidade de mestiços, que muito influíram na cultura e pensamento brasileiros.

As migrações indígenas que formaram os povos americanospara a América se deram em muitas fases, sendo difícil estabelecer a cronologia correta. Há duas suposições para explicar a ocupação humana americana:

1 – A raça seria uniforme: originada da Ásia, por uma única rota, passando pelo norte dos EUA, pelo estrito de Behring, chegando às Américas teriam se distribuído, havendo o desenvolvimento das diversas culturas. A diversidade teria sedado posteriormente. A hipótese tem muitos argumentos contrários, principalmente pela quantidade de dialetos e grupos sanguíneos.

2 – Correntes múltiplas (quatro correntes migratórias):

1 – migração asiático-mongoloide: elemento asiático-mongolóide: a escola histórica-cultural nem exige maiores provas;

2 – migração australiana: australianos: prova dela é apresença de patagões, onas e pequenos outros grupos (índios da patagônia);

3 – migração malaio-polinésia: elemento malaio-polinésios: as provas são as semelhanças étnicas, as questões antropológicas, linguísticas e culturais;

4 – migração esquimó: elemento esquimó, vindos da Groenlandia, norte da Rússia, através do Canadá através de onda recente, ligada ao ciclo ártico;Admite-se que a maior parte dos índios americanos seriam oriundos dos mongoloides asiáticos (orientais, elementos dolicóides muito antigos). Segundo Arthur Ramos, houve predominância do elemento asiático:

1 – Dolicóides de cultura inferior;*

2 – canoeiros mesolíticos;

3 - Braquióides de cultura média;**

4 – Polinésios de alta cultura;

*: Dolicóide: dolico +óide: de forma comprida e estreita, cabeça alta e estreita. Característica do dolicocéfalo, homem cujo crânio tem a largura menor que o comprimento.

**: Braquicéfalo: indivíduo da cabeça curta. Braquióides: índice encefálico maior que 80.

Segundo o Prof. Sobrador Cabral, os grupos 1 e 2 ocuparam o norte do país; os grupos 2 e 3, foram para o sul.

Os Índios brasileiros, provavelmente emfuga dos de média e alta cultura, atravessaram os Andes e se instalaram no Brasil.

Segundo Moutandon, os índios do novo mundo são oriundos de dois grandes grupos: um paleoamericano: formado por dolicóides da Ásia oriental da época pleistocênica, dando origem à raça Lágide ou Homem de Lagoa Santa. Esta seria oriunda da raça mongoloide, que é uma das raças do Homo Sapiens americanos rufus; e o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Formação do povo brasileiro
  • Formação do povo brasileiro
  • A formação do povo brasileiro
  • Origem e formação do povo brasileiro
  • Formação do povo Brasileiro
  • A formação do povo brasileiro
  • A formação o do povo brasileiro
  • A Formação do povo brasileiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!