formação do cristianismo

Formação do cristianismo
Segundo a tradição cristã, Jesus Cristo nasceu na época do imperador Augusto (27 a.C. -14 d.C.), na Palestina, que nessa época era uma província romana.
            Emhebraico, a palavra Jesus quer dizer “Deus salva”. Assim, o nome de Jesus significa, para os cristãos, o que acreditam ser a missão dele no mundo. Já o termo Cristo vem da tradução grega de Messias,que significa ungido ou que recebeu unção com óleos santos, destinando a uma missão divina.
            Segundo a tradição cristã, ao completar 30 anos Jesus percorreu a Palestina pregando mamensagem religiosa. Ele anunciou que era o Messias enviado pelo Deus único, criador de todo o universo, e que todos podiam ter acesso ao reino de Deus e obter a salvação eterna.
            Depois dasua morte, nas primeiras décadas do século I, essa mensagem foi sendo assimilada por seus seguidores com a pregação de seus discípulos. Assim, uma nova religião denominada cristianismo difundiu-sepelo Império Romano.
            No início, os mais interessados nessa nova religião eram os mais pobres e os escravos. Pois essa religião pregava que para ter a salvação eterna não interessava acondição social.
            A mensagem de Jesus levou séculos para ser definida porque ele não deixou nada escrito. Apenas a partir do século II, foi que os cristãos começaram a selecionar os textosque denominaram evangelhos. Esses textos formaram o Novo Testamento, parte da Bíblia cristã que relata a história da vida e a doutrina de Jesus.
            No início esses cristãos foramperseguidos por se oporem a religião oficial do império.
            Até que ao dia que, esses cristãos se fortaleceram e passaram a combater os pagãos ou hereges, que eram assim chamados aqueles que nãofaziam parte da religião cristã no império depois que o cristianismo se fortaleceu.
(texto baseado na obra de Gilberto Cotrim, 1995, Saber e fazer História, Saraiva, 2009)

Fonte:Wikipédia.com...
tracking img