Formação de professores desafios entre a teoria e a prática

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 13 (3075 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA
1. INTRODUÇÃO

As indagações sobre formação e profissão docente apontam para uma revisão da captação da prática pedagógica do educador, que é tomado como mobilizador de saberes profissionais. Considera-se, assim, que este, em seu caminho, edifica e reedifica seus conhecimentos em conformidade com a precisão de emprego dos mesmos,suas experiências, seus trajetos formativos e profissionais.
A discussão sobre o tema surge em âmbito internacional nas décadas de 1980 e 1990. Entre alguns dos motivos que contribuíram para a sua emergência está o movimento de profissionalização do ensino e suas conseqüências para a questão do conhecimento dos professores na busca de um repertório de conhecimentos, visando a garantir alegitimidade da profissão, havendo a partir daí uma ampliação tanto quantitativa, quanto, posteriormente, qualitativa desse campo (Tardif, 2000). Na totalidade das pesquisas educacionais brasileiras, a temática dos saberes docentes tem se desvendado um campo um tanto contemporâneo, o que vem exigindo estudos sob diversos aspectos.
A questão dos saberes docentes vem sendo amplamente discutida em âmbitonacional e internacional nas pesquisas em educação. As pesquisas apontam para o professor enquanto um sujeito que mobiliza e constrói saberes em sua ação. “Damos aqui a noção de “saber” em sentido amplo, que engloba os conhecimentos, as competências, as habilidades e as atitudes, isto é, aquilo que muitas vezes, foi chamado de saber, saber-fazer e saber-ser” (TARDIF, 2002, p. 255).
Em relação aossaberes docentes, os anos 90 apontam segundo Nunes (2001) novos enfoques e paradigmas para a compreensão da prática docente e dos saberes dos professores, com autores como Fiorentini (1998), Pimenta (1999), Silva (1997), Therrien (1995), Nóvoa (1995), entre outros; todos ressaltando a necessidade da valorização do estudo dos saberes docentes na formação de professores. Outro aspecto dado fazerreferência à reelaboração dos saberes iniciais dos professores em confrontação com sua prática vivenciada.
A educação, a tarefa do professor se desenvolve num pacto de influência mútua que, de determinada maneira, intervém ou direciona a sua prática, então, nestas ocasiões, o docente faz uso de determinadas aptidões que possui para solucionar tais dificuldades do cotidiano, o que exige até, certadose de improvisação.
O professor apenas terá sua autonomia firmada à medida que adquirir autonomia intelectual, a qual se alcança por meio da pesquisa – da produção de conhecimento. Os professores necessitam construir uma relação diferenciada em relação aos saberes, passando de meros transmissores a produtores. Portanto, a atualização da prática pedagógica do professor deve ser constante e,isso, consegue-se através da pesquisa, do estudo, estando o educador engajado num processo de formação continuada. Freire (1996, p. 32), em relação a isso, diz que:
Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino, continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar,constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade
Os saberes docentes possuem suas fontes de obtenção e jeitos de agregar esses saberes na prática docente, nessa acepção, são heterogêneos, trazem sinais do humano e, são deste modo, pessoais. Evolucionam ao longo do tempo, da carreira profissional dos professores,sendo movimentados em desempenho de argumentos variáveis da prática docente.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 – A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL

A partir dos anos de 1990, especialmente após a Conferência Mundial sobre Educação para Todos, desencadeou-se um amplo processo de reformas educacionais em todo o mundo, incentivado por inúmeras ações promovidas por organismos multilaterais, tais como a...
tracking img