Formação de preço

Páginas: 7 (1745 palavras) Publicado: 19 de março de 2011
INTRODUÇÃO

Desde o século XX se observa a preocupação dos gestores com a formação do preço de seus produtos e serviços, pois dentre as atribuições gerenciais de maior relevância em uma empresa este processo se destaca devido seu caráter estratégico. O preço de um produto pode quantificar, através do valor de um produto acabado, todos os custos embutidos no processo de transformação que começaa partir da modificação da matéria-prima até o término do processo de fabricação e distribuição.

Os preços de um produto ou serviço tendem a seguir os praticados no mercado. Todavia, mesmo sabendo que a formação de preços de um produto ou serviço está mais focada em fatores do mercado, essa decisão precisa de uma correta apreciação, uma vez que seguir um preço praticado no mercado sem conhecerseus custos pode comprometer o resultado da empresa ao ponto de inviabilizar o negócio. Dessa forma, no processo de formação de preço de um serviço a organização deve considerar as condições de mercado e seus custos, para assim poder fixar preços adequados.

Para que possa ser calculado adequadamente o preço de venda dos produtos de uma empresa, é preciso determinar alguns fatores queinfluenciam os custos da empresa. E para organizar esses dados é necessário utilizar diversas técnicas e conhecimentos para determinar a melhor maneira de calcular os custos e formar assim o preço de vendas dos produtos e serviços.

Para conhecer os elementos que compõem o preço de venda, são necessários procedimentos organizacionais que informem sobre a estrutura patrimonial, assim como osrelacionamentos sistêmicos que as empresas estabelecem com o ambiente no qual estão inseridas, pois qualquer decisão sobre o preço de venda poderá provocar alterações em todas as áreas da empresa e consequentemente neste relacionamentos .

Os preços atuam mais diretamente sobre determinadas áreas: compras, estoque, custos, marketing, vendas e finanças.

O preço é porta de entrada dos recursos financeirosda empresa. Atualmente muitos fatores agregam-se ao cálculo do custo dos produtos ou serviços para a formação e definição do preço de venda. O fator principal é a sensação do consumidor em analisar o preço e decidir individualmente a sua disposição em adquirir o produto ou serviço.

FORMAÇÃO DE PREÇO

Pode-se definir preço como a quantidade de dinheiro, bens ou serviços que deve ser dada parase adquirir o uso ou a propriedade de outro produto ou serviço.

Segundo Bernardi (1998), o principal fator para uma correta formação de preços é a informação, pois a formação de preços é um sistema, o qual deve ser alimentado com informações precisas e detalhadas, seus elementos, composição e tratamento, para que as diversas variáveis de ordem econômica sejam corretamente consideradas e adecisão seja de boa qualidade. Nesse sentido, a contabilidade desempenha papel fundamental no processo de formação de preço, pois as informações produzidas por ela são fundamentais para auxiliar os gestores na construção dos preços dos produtos e serviços.

Entende-se como preço de venda o valor monetário que a empresa cobra de seus clientes em uma transação comercial. Este valor deverá ser suficientepara que a empresa cubra todos os gastos que forem necessários para colocar os produtos, mercadorias ou serviços à disposição do mercado.

Os custos são elementos que influenciam os preços e são considerados como a espinha dorsal da teoria custos, que tem como fundamento básico à formação do preço de venda e considera os seguintes itens: a natureza, o comportamento, a classificação, o sistemade acumulação, o método de custeio, o sistema de custeio, a relação custo, volume e lucro e avaliação de investimento. Neste contexto, a política de formação de preços da empresa deve estar em sintonia com a missão da empresas.
No momento em que os efeitos econômicos são considerados na formação do preço, busca resposta na teoria econômica e em seus elementos para planejar, controlar, executar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formação de preço
  • Formacao De Precos
  • FORMAÇÃO DE PREÇOS
  • formação de preço
  • formacao de preco
  • Formação de preço
  • formação de preço
  • FORMACAO DE PRECOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!