Formação de preço no varejo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estabelecimento de preço de venda

O texto tem como enfoque o papel que o preço desempenha no volume das vendas e na lucratividade das empresas.
O preço, dentre os quatroelementos do composto de marketing, é o único que proporciona ingresso de recursos monetários para a organização, ou seja, traz receita para empresa.
Conceitos:
Curva demanda: é a representação gráfica da quantidade de um produto exigido em vários de preço. Conforme Wessels (1998, p.31) a curva de demanda mostra a quantidade procurada de umdeterminado bem a diversos níveis de preço. Uma curva típica procura evidenciar que as quantidades procuradas diminuem à medida que os preços aumentam. São inversas asrelações preços-quantidades.
A curva de demanda pode sofrer influências do tipo de estrutura de mercado em que a empresa está inserida – monopólio, oligopólio, concorrênciamonopolística ou pura. Há outras empresas fornecendo produtos e serviços com as mesmas características e nenhuma dessas empresas é grande o suficiente para impor o seu preço nomercado, prevalecerá o prelo ditado pelo mercado.
A sensibilidade da demanda a mudanças de preço deve ser medida quando as decisões de preço envolverem uma política deestímulo à demanda. Este fator é chamado de elasticidade do preço.
Sendo assim os tipos de elasticidade:
Inelástica: quando a elasticidade do preço for menor que 1, a demanda é,portanto, inelástica
Elástica: elasticidade maior que 1, a demanda é elástica.
As curvas de demanda determinam a estimativa de receita que a empresa terá, de acordo com assuas decisões de preço. Segundo Churchill & Peter (1999, p.319), devem ser utilizados três tipos básicos de receita: receita total, receita média e receita marginal.
tracking img