Formação de fato da cultura nacional brasileira

Páginas: 17 (4096 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2011
Formação de fato da cultura nacional brasileira

Palavras Chave: Cultura; História; Brasileira; Cidadania;

Introdução

Tal artigo versará sobre a formação da cultura brasileira num período aonde ela de fato veio a se fortalecer perante a sociedade brasileira, quando os brasileiros realmente sentiram-se como portadores de uma cultura própria e não mais como meros reprodutores de culturaeuropeia e norte-americana como ocorria anteriormente.
Sendo estabelecido a trajetoria e expectativas que passou a naçao brasileira ate chegar de fato a concepçao de cultura brasileira hoje existente e fortalecida.
Diante desta perspectiva nada melhor como definirmos o que vem a ser Cultura, o objeto de análise deste estudo.
O verbete cultura, segundo Marilena Chauí, em sua obra “Cultura eDemocracia”, refere-se:
“Cultura – conjunto dos valores materiais e espirituais criados pela humanidade. No curso de sua história. A cultura é um fenômeno social que representa o nível alcançado pela sociedade em determinada etapa histórica: progresso, técnica, experiência de produção e de trabalho, instrução, educação, ciência, literatura, arte e instituições que lhe correspondem. Em um sentidomais restrito, compreende’se, sob o termo de cultura, o conjunto de formas da vida espiritual da sociedade, que nascem e se desenvolvem *a base do modo de produçao dos bens materiais historicamente determinado. Assim, entendende’se por cultura o n+ivel de desenvolvimento alcançado pela sociedade na instruçºao, na ciªencia, na literatura, na arte, na filosofia, na moral, tc., e as instituiçoescorrespondentes. Entre os da etapa hist+orica, +e preciso notar o grau de utilizaçºao dos aperfeiçoamentos t+ecnicos e dos desenvolvimentos cientificos na produçºao social, o nivel cultural e t+ecnico dos produtores dos bens materiaisi, assim como o grau de difusºao da instruçºao da literatura e das artes entre a populaçao.”
Adotada essa definiçao, fica, desde logo, posta de lado a definiçao de culturacomo categoria da sociologia empirica.Partindo dessa premissa, e evidente que possuimos herança cultural, acervo cultural. Trara-se de definir lhe as caracteristicas atuais, pelo metodo logico.

Desenvolvimento do capitalismo

O traço essencial da etapa hisorica iniciada no Brasil com a Revoluçºao de 1930 e o aceleramento no desenvolvimento das relaçoes capitalistas da burguesia e doproletariado. So no campo tais relaçoes desenvolvem se muito desigualmente e com lentidao, pelo menos nas decadas dos trinta aos cinquuenta. A dispariedade entre as areas urbanas e as areas rurais cresce, a desigualdade de desenvolvimento entre regioes do pais reflete, em parte, tal dispariedade e desenvolvimento de umas se opera em prejuizo do de outras, que transferem as mais desenvolvidas a força detrabalho que as suas velhas estruturas marginalizam, enquanto se colocam como dependentes e consumidoras, semelhando colonias. O ritmo de desenvolvimento dad relaçºoes capitalistas aumenta progressivamente por força da acumulaçºao, e um, apos a Primeira Guerra Mundial, cuja funçao de barreiras já foi mencionada, cresce após a crise de 1929, ja sob as consequencias da Revoluçao de 1930, portanto,ascende ainda mais com a Segunda Guerra Mundial. Sao tres crises do imperialismo, correspondem a tres saltos no desenvolvimento capitalista brasileiro.
Após o terceiro salto, o imperialismo, que se opunha ao desenvolvimento industrial aqui, muda de orientaçao: ja nao lhe sendo possivel opor-se a esse desenvolvimento, cabe associar-se a ele, subordina-lo aos seus propositos e interesses. O fator deimpulso a industria sempre foi o mercado interno, que não cessou de crescer, acompanhando o aumento demografico, ascendeu de maneira geral o poder aquisitivo, ao mesmo passo que novas areas iam sendo incorporadas a economia de mercado. Aceitando a nova realidade, o imperialismo instala-se no inetrior e disputa o mercado interno, legislaçao que pretende reservar esse mercado a industria nacional...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GASTRONOMIA BRASILEIRA – Cultura Nacional
  • Cultura brasileira e identidade nacional
  • Formação da cultura brasileira
  • Formação da cultura brasileira
  • Contribuição africana na formação da cultura brasileira
  • Contribuição da cultura Afro na formação da cultura Brasileira
  • O RÁDIO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL BRASILEIRA
  • a influência cultura afro e cultura indígena na formação da cultura brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!