Formação de blocos econômicos supranacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1999 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A formação dos blocos econômicos supranacionais
Nestes tempos de globalização, um fator que contribuiu de forma decisiva para o aumento do comércio internacional são os blocos supranacionais. Em 2001 existiam 32 blocos supranacionais, envolvendo nações de todas as partes do mundo, que movimentaram cerca de 4,7 trilhões de dólares contra apenas 80 bilhões de dólares na década de 70.
Amultiplicação de acordos e blocos regionais constitui um dos fenômenos mais marcantes do Pós-Guerra fria. A formação de blocos supranacionais é uma realidade presente no plano político e econômico no mundo globalizado. Esse fato torna-se cada dia mais visível, sendo marcado pela mudança de função do Estado-nação de totalizador das decisões para mediados das decisões de bloco.
Os tipos de blocos
Os blocoseconômicos classificam-se em: Zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica e monetária.
Uma Zona de Comércio Livre é um tipo de integração econômica na qual os países membros extinguem as barreiras alfandegárias e comerciais entre si. Esse acordo consiste basicamente na redução ou eliminação das taxas alfandegárias que incidem sobre as mercadorias trocadas entre ospaíses membros.
Uma união aduaneira consiste na formação uma zona de livre comércio com uma tarifa externa comum, ademais de outras medidas que conformem uma política comercial externa comum. Portanto, resulta do comércio do bloco com outras nações, através de uma adoção de uma tarifa externa comum (TEC). Tal política é adotada pelo MERCOSUL.
Um mercado comum é, em tese, quando, além de uma zona delivre comércio, é estabelecida a livre circulação de pessoas capitais e serviços. Um bom exemplo de mercado comum é a União Européia.
União política, econômica e monetária é o estágio mais complexo de um bloco supranacional e é atingido quando os países membros adotam uma mesma política de desenvolvimento, além de uma moeda única.

Principais Blocos Econômicos
A UNIÃO EUROPÉIAderivou do antigo Mercado Comum Europeu(MCE),este oriundo do período da guerra fria.
Em 1952 foi criado o CECA( Comunidade do carvão e do aço) entre a Alemanha e a França. Foi esse um passo importante para a criação da UE.
Foi criado em 1957, em Roma, por seis países, o Mercado Comum Europeu, sendo este composto por Itália, Alemanha, França, Holanda, Bélgica e Luxemburgo.
Atentos aocrescimento do mercado comum europeu, em 1973, Reino Unido, Dinamarca e Irlanda integraram o bloco. E em 1982 foi a vez da Grécia fazer parte do grupo.
Já em 1986, foi instituído um ato, o qual determinava as bases para a futura União Européia, denominado ATO ÚNICO. Nesse mesmo ano ingressaram os países Ibéricos, Portugal e Espanha.
Em 1992 foi assinado o Tratado de Maastricht, na Holanda. Tratadoque determinou a mudança da denominação “comunidade econômica européia” para União Européia e que passou a vigorar no ano de 1993.
Em 1995, dois anos após o tratado, Áustria, Suécia e Finlândia ingressaram na União, ficando de fora do bloco, dentre os países que ocupavam a parte ocidental da Europa, apenas a Suíça e a Noruega.
Organização Interna
Segundo o conteúdo apresentado pela editora exatonas páginas 14e 15 da décima segunda edição da revista virtual Geografia econômica, a organização interna daUE é composta por:
Conselho de Ministros – Órgão máximo da União Européia, formado por representantes de todos os países membros (ministros dos setores), determina as decisões mais importantes do bloco. A distribuição dos votos é determinada a partir de uma configuração demográfica:Comissão Européia – instituição responsável pela administração e gestão da União Européia;
Comitê Econômico e Social – presta consultoria à Comissão Européia;
Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas – avalia ações e tratados da Comissão, e a segunda avalia as receitas e os gastos da Comissão;
Parlamento Europeu – instituição que controla as ações da Comissão Européia.
Cada país possui total...
tracking img