FORJAMENTO

945 palavras 4 páginas
FORJAMENTO

Forjamento é o nome genérico de operações de conformação mecânica efetuadas com esforço de compressão sobre um material dúctil, de tal modo que ele tende a assumir o contorno ou perfil da ferramenta de trabalho. A matéria-prima é colocada na parte inferior do molde, então a parte superior desce em alta velocidade e atinge a matéria-prima. A rápida deformação plástica do material beneficia as propriedades mecânicas da peça, gerando encruamento superficial.
Dependendo do tipo de processo adotado no forjamento, pode-se gerar mínima perda de material e boa precisão dimensional. Diversas técnicas produtivas são adotadas para se conseguir forjar peças e melhorar as características metalúrgicas, algumas dessas técnicas são milenares, com baixo grau tecnológico, caros e demorados e outras técnicas são de ultima geração. Nestas técnicas mais modernas é comum o uso de programas computacionais complexos, que proporcionam ganho de tempo e redução de desperdício de energia e material, conhecidos como CAD/CAM.
Quando peças são forjadas procura-se alterar principalmente a elasticidade e a plasticidade dos metais.
No forjamento é fundamental ter precisão na quantidade de material:
Pouco material implica falta de enchimento da cavidade.
Muito material causa sobrecarga no ferramental, com a probabilidade de danos ao mesmo e ao maquinário.
Na usinagem há perdas de até 74% em volume do material, já no forjamento as perdas podem ser reduzidas a 6% do volume.
TIPOS DE FORJAMENTO
O forjamento pode ser dividido em dois grandes grupos de operações:
Forjamento em Matriz Aberta ou Forjamento livre.
Forjamento em Matriz Fechada.

Forjamento em Matriz Aberta ou Forjamento livre O material é conformado entre matrizes planas ou de formato simples, que normalmente não se tocam. É usado geralmente para fabricar peças grandes, com forma relativamente simples (p. ex., eixos de navios e de turbinas, ganchos, correntes, âncoras, alavancas, excêntricos, ferramentas agrícolas, etc.) e

Relacionados