FORDISMO

689 palavras 3 páginas
MODELOS DE PRODUÇÃO DO FORDISMO/TAYLORISMO

Sabe-se que o trabalho na era fordista, que vigorou por quase todo o século XX depois da Revolução Industrial com a solidificação do capitalismo, caracterizou-se pela exploração intensa do trabalhador. Visto como simples apêndice da maquina, o operário fordista sofria com o trabalho repetitivo, massificado, mal pago, intenso e embrutecedor, trabalho este existente quando para fundamental para o aumento do lucro capitalista, típico do modelo de produção fordista. O modelo de produção em massa intensificado. Quanto maior a exploração e menor a remuneração maior seria o lucro porque maior é a mais-valia, que é o ganho do capital sobre o trabalho, do trabalho sobre o não trabalho .O fordismo que vai dar o modelo de produção à indústria.
Este modelo que fez do trabalhador homem massa dando à máquina um valo maior que do operário, instrumentalizando o homem como peça para produzir em grandes quantidades e de um modelo homogêneo.
A indústria automobilística caracterizou-se por ser pioneira na organização da produção industrial e foi dela que se originou o fordismo quanto os métodos flexíveis de produção, introduzindo o uso de robôs industriais e da produção informatizada, com isso a massificação da produção. O fordismo domina a economia dos E.U.A até hoje.
Assim, Ford, aplicaria os métodos do Taylorismo, também chamado de organização científica do trabalho, controlando o tempo e a produção para atender o potencial consumo de massas e a multifuncionalidade do operário surgindo então sua primeira característica no Fordismo. A justificativa era de que apenas a produção em massa poderia reduzir custos de produção e preços de venda dos veículos, no entanto, a produção em massa significa um grande numero de empregos e um consequente achatamento dos salários.
A produção em massa ganha condições de trabalho precárias, reforçado por uma outra caraterística fordista, a racionalização da produção através do parcelamento de tarefas

Relacionados

  • As consequencias psicossomaticas
    23713 palavras | 95 páginas