Fordismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Este artigo tem como principal objetivo o estudo da vida e as principais contribuições do engenheiro americano Henry Ford, um dos maiores nomes da indústria mundial, para as Teorias da Administração. Ford inovou o processo de fabricação de automóveis, criando a linha de montagem, e inspirou-se nas teorias do também americano Frederick Winslow Taylor, o fundador da AdministraçãoCientifica. Através de pesquisas bibliográficas percebeu-se que Henry Ford mais que uma escola de administração (Fordismo), foi um homem inovador e persistente.

Palavras-chave: Administração; Ford; Automóveis; Contribuições, Fordismo.




























1- Introdução

Este artigo discute o modelo fordista de produção e as sua contribuição para as Teorias daAdministração.
Segundo Idalberto Chiavenato (2003, p.65) o fordismo foi introduzido por Henry Ford precursor da Administração Cientifica nascido em 30 de julho de 1863. Começou sua vida como mecânico, onde em 1899 fundou sua primeira fábrica de automóveis, sem sucesso, em 1903 fundou com intuito de vender carros a preços populares a Ford Motor Company. Entre 1905 e 1910, Ford promoveu a grandeinovação do século XX: a produção em massa, nesse mesmo período, apresentou o famoso modelo T, primeiro carro do mundo produzido em série, que chegou a vender mais de 10 milhões de unidade desde o seu lançamento no ano de 1908 até 1927, ano que foi produzido o último Ford modelo T.
Em meados de 1927, com o interesse de produzir sua própria matéria prima para a confecção dos pneus dos seus automóveis,Ford construiu uma cidade no coração da Amazônia, conhecida como “cidade empresa” a Fordlândia criada para garantir a lógica produtiva dos grandes projetos, provocando verdadeira revolução na realidade local e regional, transformando as relações de trabalho e a vida social de seus habitantes.
Na atualidade a Ford vem investindo cada vez mais em projetos de sustentabilidade e educação.
Com base emdados coletados no site da empresa, esta, vem desenvolvendo vários projetos voltados à educação dos jovens em diversas regiões do país. Como exemplo de um desses projetos tem-se o Centro de Capacitação Profissional que leva o nome do fundador da empresa Henry Ford, e foi criado com a iniciativa dos próprios trabalhadores da Ford e que atende em média 170 alunos com idade entre os 14 e 17 anos.Além da preocupação com a educação a Ford tem investido também em sustentabilidade assumindo a responsabilidade pela proteção a saúde e ao meio ambiente. Os produtos, serviços e fábricas da Companhia são planejados e operados para incorporar objetivos e metas que são periodicamente revisados de forma a minimizar os resíduos, a poluição e qualquer impacto adverso na saúde ou no meio ambiente.
Emboranão tenha sido ele o inventor do automóvel e da linha de montagem Ford inovou na organização do trabalho, garantindo aos consumidores, maior qualidade e menor preço.
Graças ao constante aperfeiçoamento de seus métodos e processos de trabalho, conseguiu acumular umas das maiores riquezas do mundo.
Qual foi a contribuição do Fordismo para a evolução das teorias da administração?

Objetivo geral:• Analisar quais as contribuições que as teorias Fordistas trouxeram para a teoria administrativa no mundo contemporâneo.

Objetivos específicos:
• Conhecer a vida e as principais contribuições de Henry Ford.
• Ampliar os conhecimentos sobre a linha de produção no século XX.

2- Desenvolvimento
2.1 Vida e obra de Henri Ford
Henri Ford nasceu em Detroit em 30 de julho de 1863, eradescendente de Belgas e Irlandeses. A experiência de Ford com as máquinas começou na fazenda de seu pai, quando ele consertava as máquinas de transporte. Foi a partir daí que surgiu a ideia de substituir o trabalho manual por máquinas.
Quando sua mãe faleceu, Ford que já era famoso por consertar relógios foi trabalhar como operador de máquinas nas empresas Detroit Dray Dock Co. e James F. Flawer &...
tracking img