FORDISMO

1138 palavras 5 páginas
FORDISMO

INTRODUÇÃO: Neste trabalho venho trazer as melhores informações sobre o fordismo, que foi criado por Henry Ford como um sistema para linha de montagem. Incluirão aqui também informações sobre a vida de Henry, planos de automóveis, sistemas de fabricação, entre outros.
SIGAM EM FRENTE E TENHAM UMA OTIMA LEITURA!

O QUE É: Fordismo é um sistema de produção, criado pelo empresário norte-americano Henry Ford, cuja principal característica é a fabricação em massa. Henry Ford criou este sistema em 1914 para sua indústria de automóvel, projetando um sistema baseado numa linha de montagem.
OBJETIVO DO SISTEMA: O objetivo principal deste sistema era reduzir ao máximo os custos de produção e assim baratear o produto, podendo vender para o maior número possível de consumidores. Desta forma, dentro deste sistema de produção, uma esteira rolante conduzia a produto, no caso da Ford os automóveis, e cada funcionário executava uma pequena etapa. Logo, os funcionários não precisavam sair do seu local de trabalho, resultando numa maior velocidade de produção. Também não era necessária utilização de mão-de-obra muito capacitada, pois cada trabalhador executava apenas uma pequena tarefa dentro de sua etapa de produção.

O fordismo foi o sistema de produção que mais se desenvolveu no século XX, sendo responsável pela produção em massa de mercadorias das mais diversas espécies.

DECLÍNIO DO FORDISMO: Na década de 1980, o fordismo entrou em declínio com o surgimento de um novo sistema de produção mais eficiente. O Toyotismo, surgido no Japão, seguia um sistema enxuto de produção, aumentando a produção, reduzindo custos e garantindo melhor qualidade e eficiência no sistema produtivo.
FORDISMO PARA OS TRABALHADORES: Enquanto para os empresários o fordismo foi muito positivo, para os trabalhadores ele gerou alguns problemas como, por exemplo, trabalho repetitivo e desgastante, além da falta de visão geral sobre todas as etapas de produção e baixa

Relacionados

  • As consequencias psicossomaticas
    23713 palavras | 95 páginas