Fordismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL

GESTÃO DA PRODUÇÃO



Aluno:CURITIBA
2012



FORDISMO
Fordismo é um sistema de produção em massa, que utiliza técnicas e estudos, reduzindo tempo deprodução, estoque e matéria prima e aumentando a capacidade de produção do recurso mão de obra, com especialização dos funcionários e a inovação da linha de montagem, utilizando uma esteira rolante queforça os operadores a trabalharem de acordo com a demanda da empresa.
Apesar do rigor com os trabalhadores, Ford tinha um objetivo de tornar os custos de produção mais barata e acessível as classessociais e assim aumentando seus lucros.

PÓS - FORDISMO
Mais conhecido como modelo Japones de gestão ou Toyotismo , Italiano e o Volvoismo. No modelo Italiano de produção, o Fordismo foi deixado delado, sendo adotado um novo sistema de produção com novas características como: estrutura de pequenas empresas, produtos sofisticados, processo de trabalho e relações flexíveis, alta capacidade deinovação, tecnologia microeletrônica. Homogeneidade cultural e consenso politico nas comunidades sedes.
O Volvoismo foi criado apenas para desafiar o modelo Fordista, a ideia era abandonar a linha deprodução e usar pequenas equipes de homens e mulheres, fazendo com que cada equipe seja responsável processo de fabricação do inicio ao fim.
Entre os três modelos o Japones ou Toyotismo é o que maisse enquadra no Pós – Fordismo. O modelo foi criado na fabrica da Toyota após a segunda guerra mundial. A população do pais precisava de novos produtos diferentes dos modelos Americanos, como carrosde pequeno porte e econômicos, usando um modelo de produção com características de seu povo, se preocupando com não apenas com a empresa, mas com os funcionários e as pessoas que dela depende....
tracking img