Fordismo

Páginas: 8 (1809 palavras) Publicado: 14 de março de 2014


FORDISMO



Resumo:

Fordismo é um sistema de produção que revolucionou a indústria, foi criado na primeira metade do século XX pelo empresário norte-americano Henry Ford, cuja principal característica é a fabricação em massa.
O fordismo era tratado como uma associação de normas do trabalho com a produção e o consumo. O conjunto de praticas do meio econômico, técnicas, gerenciais queformam uma estratégia especifica do capital reproduzir-se de forma ampliada.
Nesse sistema a potencialidade produtiva do trabalho parcelado e levada ao limite, com a solução encontrada por Ford o trabalho parcelado seria aquele que cada qual é responsável por um processo diferente.
Os trabalhadores também foram muito beneficiados, contudo a respeito do acumulo de operários nas indústrias,ficou mais fácil à mobilidade e organização do trabalho. Fato que resultou em uma serie de conflitos entre o capital e o trabalho.
As transformações industriais que o fordismo causou, foi responsável por remodelar o sistema econômico e trabalhista como o aumento na segurança do emprego, a diminuição no desemprego e também um aumento significativo dos salários.

Introdução

O tema abordado nesteartigo são as mudanças provocadas no mundo do trabalho por conta da transição da produção em massa para a produção flexível, e a expansão do setor informal e de serviços. Mas, mais do que isso, o ponto principal do argumento é de que as características do fordismo estão presentes na sociedade atual, em parte do setor informal e de serviços. Procurando tomar o cuidado de respeitar as devidasproporções de se estar comparando um modo de produção com um modo de venda.
Retomar a época fordista buscando caracterizar o modo de produção e as suas características, importantes organizadores da indústria até meados da segunda metade do século passado, juntando as transformações na organização da produção no final do século XX e início do XXI, com o advento do sistema produtivo flexível. Além decaracterizar as mudanças no mercado de trabalho como um todo. Em meio ao mercado de trabalho atual, será exposto o retorno às características do fordismo, agora empregadas no setor de serviços e no setor informal, usando como exemplos, o Mc Donald's e a venda de balas e confeitos em sinais de trânsito.

O Fordismo

O conjunto de práticas produtivas cunhado de fordismo é característico damodernidade sólida ou do capitalismo pesado, para usar expressões de Bauman, sendo importante para a organização da produção até meados dos anos 70 do século passado. "Entre os principais ícones dessa modernidade estavam a fábrica fordista, que reduzia as atividades humanas a movimentos simples, rotineiros e predeterminados, destinados a serem obediente e mecanicamente seguidos, sem envolver asfaculdades mentais e excluindo toda espontaneidade e iniciativa individual " (Bauman, 2001: 33/34).
O fordismo, método de racionalização da produção em massa, teve início na indústria automobilística Ford, nos Estados Unidos, onde esteiras rolantes levavam o chassi do carro e as demais peças a percorrerem a fábrica enquanto os operários, distribuídos lateralmente, iam montando os veículos.
Ford fezum acordo geral que aumentou o salário nominal de 2,5 para 5 dólares ao dia. Mas o que Ford pretendia ao dobrar o salário de seus trabalhadores? É claro que a explicação não vem de uma das suas famosas frases "quero que meus trabalhadores sejam pagos suficientemente bem para comprar meus carros", já que eles eram responsáveis por uma fatia muito pequena das suas vendas.
O five dollars dayacabava com a alta rotatividade dos trabalhadores. Para que continuassem recebendo o salário duplicado, os operários faziam de tudo para permanecerem na Ford Motor Company. Com isso, as funções na linha de produção tinham fixas a elas trabalhadores que ficavam por mais tempo na empresa, aumentando a prática em determinada função e diminuindo o tempo de cada movimento. Além disso, ao impedir a alta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fordismo
  • Fordismo
  • Fordismo
  • Fordismo
  • Fordismo
  • Fordismo
  • fordismo
  • Fordismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!