Fordismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fordismo

O grande início do fordismo deu-se no ano de 1914 quando Henry Ford ofereceu a seus funcionários uma recompensa salarial de 5 dólares para cada 8 horas trabalhadas na linha de montagem de sua indústria automobilística.
Esse novo tipo de produção fordista tinha sua estrutura derivada das idéias de Taylor (em suma, do livro “Os princípios da administração científica” escrito por tal) eteve como principal marco, além do salário e carga horária estabelecidos, a expansão das inovações tecnológicas e organizacionais, assim como o exemplo da construção de estradas de ferro. A nítida diferença entre o Taylorismo, que também sofreu grande resistência da parte dos funcionários na década de 20, e o Fordismo, era que Ford percebeu que para produção em grande escala era necessário tambémum consumo em tamanha proporção.

“O taylorismo também enfrentou fortes resistências nos anos 20, e alguns comentadores, como Richard Edwards (1979) insistem que a oposição dos trabalhadores infligiu uma grande derrota à implantação dessas técnicas na maioria das indústrias.” (HARVEY, 2005, p. 123)

A divisão do trabalho, determinando funções a determinados funcionários otimizou o tempo eaumentou a produtividade. A hierarquização criada dentro das fábricas foi refletida para a vida do homem, o que fez jus a teoria de Gramsci, que acreditava que esse novo perfil influenciaria diretamente a vida do homem principalmente em questões como, sexualidade, família, consumismo, etc.
Essa nova organização de horários, determinada por Ford, fazia com que os trabalhadores se acostumassem com adisciplina do trabalho em alta produção diariamente. Ford acreditava também, que com as horas que restavam ao funcionário, este poderia dedicar-se ao lazer e desfrutar dos produtos de consumo em massa, muitas vezes produzidos por eles mesmos.
Para certificar-se de que esse objetivo estava sendo alcançado e que os funcionários estavam utilizando o salário de forma coerente e racional, Ford envioudiversos assistentes sociais para visitar a residência de seus subordinados, em 1916.
Ford mal sabia, que seu método de otimização da produção em massa, acarretaria diversos problemas psicológicos e políticos além de grande resistência da parte da população e também do Estado. Foi oferecido por Ford aumento de salário a seus funcionários, porém, para que se mantivesse ativo no mercado, seguindopadrões de concorrências este teve que reduzir gastos, demitindo muitos de seus funcionários e reduzindo a faixa salarial.
Para ele, as pessoas deveriam plantar e cultivar aquilo que consumiam e essa auto suficiência ajudaria os países na depressão do capitalismo, que se expandia em 1930. Os EUA, nessa fase de decadência implantou diversos programas em principal o “New Deal de Roosevelt”.
Napolítica, a tentativa de expansão do fordismo, em plena guerra, acarretou em alguns conflitos entre a esquerda e direita da época, assim como também, a resistência da população tornava-se grande, pois neste novo método de trabalho tinha-se pouco controle sob o projeto, não havia quase desenvolvimento manual e a carga horária era considerada extrema.
Para a população européia, onde a cultura artesanalera muito forte, essa aceitação foi muito difícil, afinal, suas indústrias automobilísticas, com exceção da Fiat, eram de maior parte artesanal e de alta habilidade, direcionadas para produção de automóveis de luxo.
Autoritarismo e militarismo eram métodos usados pelos estados americanos, contra a decadência do capitalismo, que teve como principal fator a falta de demanda de produtos. ParaKeynes, um importante economista da época, era preciso ter-se uma estratégia que acoplasse admistrações científicas e poderes estatais, para dessa forma poder estabilizar o capitalismo, sem haver repressões, irracionalidades e nacionalismo.
Depois da intervenção do estado em 1945, no período pós-guerra, o fordismo viu-se em um cenário propício, onde seu método de produção tornou-se mais maduro e...
tracking img