Fordismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (928 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O Fordismo é um método de produção caracterizado pela produção em série, idealizado pelo empresário Henry Ford, fundador da Ford Motor Company, tal método veio sendo como umaperfeiçoamento do taylorismo através da introdução da esteira na linha de montagem, aperfeiçoamento dos princípios e meios de organização do taylorismo.

Fordismo
Origem.
É um modelo de produção em massaidealizado pelo empresário estaduniense Henry Ford (1863-1947), fundador da Ford Motor Company, esse modelo revolucionou a indústria automobilística a partir de 1914, quando introduziu a primeira linhade montagem automatizada. Ford utilizou à risca os princípios de padronização e simplificação de Frederick Taylor desenvolveu outras técnicas avançadas para a época.
Principal característica.
Umadas principais características do Fordismo foi o aperfeiçoamento da linha de montagem. Os veículos eram montados em esteiras rolantes que movimentavam-se enquanto o operário ficava praticamenteparado, realizando uma pequena etapa de produção , desta forma não era necessária que nenhuma qualificação dos trabalhadores . Outra característica é a de que o trabalho é entregue ao operário, em vez desseir buscá-lo fazendo assim a analogia à eliminação do movimento inútil.
Princípios básicos de Ford:
• Princípio de intensificação: Diminuir o tempo de duração com o emprego imediato dos equipamentose matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado.
• Princípio de economicidade: Conseguiu que o automóvel fosse pago à sua empresa antes de vencido o prazo de pagamento da matéria-primaadquirida e dos salários. A velocidade de produção deve ser rápida.
• Princípio da produtividade: aumentar a capacidade de produção do operário no mesmo período (produtividade) por meio daespecialização e da linha de montagem. O operário ganha mais em um mesmo período de tempo, e a empresa tem maior produção.

Ciclo da Prosperidade
O método Fordista exigia vultosos investimentos e grandes...
tracking img