Fordismo e Taylorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
ETEC BENTO QUIRINO
AGOSTO DE 2013



Giovana Amorim nº14
Isabelle Alonso nº18
Luana Gomes nº24
Marina Meyer nº25
Paula Oliveira nº31






FORDISMO E TAYLORISMO
2º Ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico




CAMPINAS
SÃO PAULO


Introdução
A forma de produção que temos atualmente foi criada e é aperfeiçoada até hoje.
Esta foi criada por Frederick Taylor e posta em prática por Henry Ford ecomo modelo e inspiração, é uma das melhores formas de linha de produção, pois faz jus ao capitalismo, que vigora no mundo todo.





















Definições e Conceitos
Frederick Taylor criou o taylorismo que a desenvolveu a partir da observação dos trabalhadores nas indústrias. O engenheiro constatou que os trabalhadores deveriam ser organizados de forma hierarquizada e sistematizada; ouseja, cada trabalhador desenvolveria uma atividade específica no sistema produtivo da indústria (especialização do trabalho). No taylorismo, o trabalhador é monitorado segundo o tempo de produção. Cada indivíduo deve cumprir sua tarefa no menor tempo possível, sendo premiados aqueles que se sobressaem. Isso provoca a exploração do proletário que tem que se “desdobrar” para cumprir o tempocronometrado.
Dando prosseguimento à teoria de Taylor, Henr7y Ford (1863-1947), dono de uma indústria automobilística (pioneiro), desenvolveu seu procedimento industrial baseado na linha de montagem para gerar uma grande produção que deveria ser consumida em massa. Os países desenvolvidos aderiram totalmente, ou parcialmente, a esse método produtivo industrial, que foi extremamente importante para aconsolidação da supremacia norte-americana no século XX.

Localização do tema no tempo e espaço
No início do século XX, duas formas de organização de produção industrial provocaram grandes mudanças dentro das fábricas: o taylorismo e o fordismo. Esses dois sistemas visavam a racionalização extrema da produção e, consequentemente, a maximização da produção e do lucro.
Frederick Winslow Taylor (1856 –1915), engenheiro mecânico, desenvolveu um conjunto de métodos para a produção industrial, denominado Taylorismo. Esse sistema pregava a máxima divisão de trabalho, de forma que os operários exercecem suas respectivas funções no menor tempo possível, sem ao menos conhecer o resultado ou as outras etapas do processo produtivo.
Henry Ford (1863 – 1947), por sua vez, desenvolveu o sistema de organizaçãodo trabalho industrial denominado Fordismo. Nesse sistema, foram introduzidas as linhas de montagem, na qual cada operário ficava em um determinado local exercendo uma tarefa específica, enquanto o automóvel (produto fabricado) se deslocava numa esteira.Com isso, as máquinas eram quem ditavam o ritmo do trabalho.
O Taylorismo ou Administração Científica é um modelo de produção desenvolvido porFrederick Taylor (1856 – 1915), um engenheiro mecânico norte-americano. Em 1911, Taylor publicou o livro Princípios de Administração Científica, que propõe que administrar uma empresa deve ser tido como uma ciência. A principal ideia do livro é a divisão do trabalho em etapas e especialização do trabalhador.
Já o Fordismo, refere-se ao sistema de produção em massa e gestão idealizadas em 1913 peloempresário, também norte-americano, Henry Ford (1863-1947), fundador da Ford Motor Company, em Highland Park, Detroit. Em 1914, Ford introduziu a primeira linha de montagem automatizada, seguindo à risca os princípios de padronização e simplificação de Taylor e desenvolveu outras técnicas avançadas para a época.

Causas que provocaram o Fordismo e o Taylorismo
O Taylorismo e o fordismo surgiram emum momento conturbado para as fabricas da época, onde a falta de máquinas e organização na política administrativa fazia com que a fabricação dos produtos fosse muito lenta, o que limitava a qualidade e o potencial produtivo de uma indústria. Todo o problema estava na forma de fabricação dos produtos, ou seja, para que um bem pudesse ser fabricado vários funcionários se reuniam e faziam funções...
tracking img