Fordismo e taylorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA
FACULDADE DE ENGENHARIA
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

TAYLORISMO E FORDISMO

BELO HORIZONTE
MARÇO DE 2012
A segunda metade do século XIX corresponde ao triunfo do capitalismo e o sucesso da burguesia e do liberalismo. Houve uma maior mecanização da produção e processos de industrialização em uma minoria de países. A França, graças as políticas de estado eda participação do capital proveniente do banco, conseguiu ajustar à uma estrutura produtiva moderna, ainda que continuasse sendo maioritariamente rural. Em contraste, a Alemanha contava com espaços rurais concentrados em grandes propriedades, o que permitiu a mecanização da agricultura e obrigou os trabalhadores rurais a abandonar o campo. Através do financiamento da indústria pelo sistemabancário e a intervenção estatal, a Alemanha baseou seu processo de industrialização em indústria pesada, na mecanização intensiva e no desenvolvimento inicial das fábricas. Apesar do pequeno número de países industrializados, o capitalismo tornou-se um sistema global que deixou poucas áreas que não estejam sob sua influência. O mapa do mundo começou a mudar, concentrando a população nas cidades, que seconverteu em um símbolo inquestionável do capitalismo.
Por sua vez, as transformações do sistema de comunicações consolidaram o capitalismo e concedeu uma dimensão global. A ferrovia havia aumentado sua velociade e seu volume de carga. As redes ferroviárias, muitas vezes, resultavam em grandes portos com instalações que permitiam a atracação de navios de grande porte. A navegação também haviasofrido alterações, se utilizava o vapor, fazendo com que os barcos começassem a ser projetados em maiores dimensões.
Finalmente, a expansão do capitalismo industrial também estava ligado a aceleração do progresso tecnológico, que tornou-se cada mais estreita a relação entre ciência, tecnologia e indústria. É neste período, caracterizado como Revolução Industrial que surge a ciência como organizaçãode trabalho, com Frederick Winslow Taylor (1856-1915), engenheiro americano, que elaborou os primeiros estudos essenciais em relação ao desenvolvimento de pessoal e seus resultados, e o empresário norte-americano Henry Ford (1863-1947), que introduziu uma inovação tecnológica revolucionária na linha de montagem de sua fábrica de automóveis.
Também conhecido como Administração Científica oTaylorismo foi um sistema de produção baseado em um método organizacional do trabalho, criado pelo engenheiro norte - americano Frederick W. Taylor (1856-1915), que foi um personagem importante para os estudos da Administração, sendo comparado com Thomas Edson e Henry Ford.
A principal característica desse sistema é a divisão de tarefas em uma empresa, visando o máximo rendimento com o mínimo de tempogasto. Tendo como objetivo a racionalização de produção, ou seja, tornar mais eficiente o processo de trabalho. Com isso cada trabalhador passou a exercer uma função especifica na indústria, tendo o tempo de produção cronometrado. Para alcançar a meta proposta por esse sistema, Taylor procurou conhecer cientificamente os métodos mais rápidos e os instrumentos adequados para chegar à máximaeficiência.
Com a Revolução Industrial os trabalhadores passaram a ter um ritmo maior de produção, sendo vistos como maquinas. Como nesta época, o objetivo maior era o lucro, as indústrias não exigiam escolaridade dos seus funcionários, dessa forma o salário pago era de péssima qualidade, e só restava aos trabalhadores obedecer e produzir.
Taylor após alguns estudos pode concluir algumascaracterísticas dos seus princípios de administração: que deveria ser atribuída a cada operário a tarefa mais elaborada possível; solicitar dos operários o máximo de produção; oferecer a cada operário uma remuneração adequada à sua produtividade acima dos padrões normais da época. Dessa maneira os empregados começaram a ser valorizados, obtendo um salário superior ao que era oferecido antes, tendo uma...
tracking img