Fordismo vs. toyotismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho: Fordismo vs. Toyotismo: Como estes modelos influenciaram as economias e a relação com trabalhador.

Fordismo foi um modelo de produção que revolucionou o mundo em 1914. Foi idealizadopelo empresário estadunidense Henry Ford (1863-1947), fundador da Ford Motor Company. Ford utilizou à risca os princípios de padronização e simplificação de Frederick Taylor (1856-1915), e desenvolveuoutras técnicas avançadas para a época. Suas fábricas eram totalmente verticalizadas. Ele possuía desde a fábrica de vidros, a plantação de seringueiras, até a siderúrgica. Ford criou o mercado demassa para os automóveis. Sua obsessão foi atingida: tornar o automóvel tão barato que todos poderiam comprá-lo.

Uma das principais características do Fordismo foi o aperfeiçoamento da linha demontagem. Os veículos eram montados em esteiras rolantes que se movimentavam enquanto o operário ficava praticamente parado, realizando uma pequena etapa da produção. Desta forma não era necessária quasenenhuma qualificação dos trabalhadores. Outra característica é a de que o trabalho é entregue ao operário, em vez desse ir buscá-lo, fazendo assim a analogia à eliminação do movimento inútil.

OFordismo teve seu ápice no período posterior à Segunda Guerra Mundial, nas décadas de 1950 e 1960, que ficaram conhecidas na história do capitalismo como Os Anos Dourados. Entretanto, a rigidez deste modelode gestão industrial foi a causa do seu declínio.

Na década de 70, após a crise do petróleo e a entrada de empresas japonesas no mercado automobilístico, o Fordismo e a produção em massa entramem crise e começam gradativamente a serem substituídos pelo modelo de produção chamado Toyotismo.

Fordismo é utilizado até hoje na fabricação de automóveis. Foi e continua sendo o único modelo deprodução capaz de atender a demanda exigida pela sociedade atual. Com a crise econômica de 2008 e 2009 no sistema imobiliário dos EUA e sua consequência no mercado global, inúmeras montadoras...
tracking img