Fordismo, taylorismo e toyotismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fordismo foi idealizado pelo empresário estadunidense Henry Ford (1863-1947), fundador da Ford Motor Company, sua principal característica do é a produção em massa, que revolucionou a indústriaautomobilística na primeira metade do século XX. Ford utilizou à risca os princípios de padronização e simplificação de Frederick Taylor e desenvolveu outras técnicas avançadas para a época. Suas fábricaseram totalmente verticalizadas. Ele possuía desde a fábrica de vidros, a plantação de seringueiras, até a siderúrgica.
Ford criou o mercado de massa para os automóveis. Sua obsessão foi atingida:tornar o automóvel tão barato que todos poderiam comprá-lo.
Taylorismo é uma concepção de produção, baseada em um método científico de organização do trabalho, desenvolvida pelo engenheiro americanoFrederick W. Taylor. Em 1911, Taylor publicou “Os princípios da administração”, obra na qual expôs seu método. A partir dessa concepção, o Taylorismo, o trabalho industrial foi fragmentado, pois cadatrabalhador passou a exercer uma atividade específica no sistema industrial. A organização foi hierarquizada e sistematizada, e o tempo de produção passou a ser cronometrado. As principaiscaracterísticas do Taylorismo são a Racionalização da produção, Economia de mão de obra, Aumento da produtividade no trabalho, Corte de “gestos desnecessários de energia” e de “comportamentos supérfluos” por partedo trabalhador, Acabar com qualquer desperdício de tempo. Desde então, e cada vez mais, tempo é uma mercadoria, e o trabalhador, que ”vende” sua mão de obra, portanto, seu tempo, tem a incumbência decumprir com suas tarefas no menor tempo possível, para que possa produzir mais e mais.
Toyotismo é o modelo japonês de produção, criado pelo japonês Taiichi Ohno e implantado nas fábricas deautomóveis Toyota, após o fim da Segunda Guerra Mundial, onde em meio a uma crise de capital,espalhou-se pelo mundo. Suas características era produzir somente o necessário, reduzindo os estoques,...
tracking img