Ford - o homem e a máquina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTEGRADA DO CEARÁ
Processos Gerenciais – 1º Sem/Noite
Modelos de Gestão
Professora: Ana Lúcia Vitoriano
Aluna: Luciana Bayer – 2008200948

Ford – O Homem ea Máquina

Fortaleza, 15 de setembro de 2008
Ford – O Homem e a Máquina

Filho de um imigrante irlandês pobre, Henry Ford nasceu e cresceu numa fazenda no estado de Michigan. Era fascinado porequipamentos mecânicos e tinha grande habilidade em consertar e melhorar quase qualquer máquina. Ele fundou a Ford Motor Company em 1903, e por volta de 1908 o primeiro Modelo T foi fabricado.

Hámuito tempo Henry Ford e o modelo T são símbolos da moderna era industrial. Até mesmo o posterior crescimento e o sucesso da General Motors, rival da Ford, deveu-se em grande parte à necessidade de aGM encontrar uma resposta inovadora ao Modelo T. A abordagem gerencial de Henry Ford, bem como suas preferências sobre a teoria da administração, são um modelo do que havia de construtivo – e deimperfeito – nas abordagens iniciais da administração.

Quando surgiram, os automóveis eram símbolos de status e fortuna. Ford pretendeu modificar isso: o modelo T seria feito para as massas. Eleentendia que a única forma de fabricar um carro assim era produzir em grande quantidade e o baixo custo. Ford concentrou seus esforços em sua fábrica na eficiência, mecanizando sempre que possível edividindo as tarefas em seus menores componentes. Um trabalhador faria a mesma tarefa sempre, produzindo não uma peça inteira, mas apenas uma das operações necessárias à produção do todo; a peçaincompleta seria então passada a outro trabalhador, que contribuiria com a operação seguinte. Ford conseguiu atingir uma eficiência notável. Embora o primeiro modelo T tenha levado mais de 12 horas e meiapara ser produzido, apenas 12 anos mais tarde, em 1920, a Ford produzia um Modelo T por minuto. Em 1925, no auge da sua popularidade, um Modelo T saía das linhas de montagem da Ford a cada 5 segundos....
tracking img