Ford taubaté

Páginas: 10 (2344 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
Conjunto Industrial Taubaté 
Avenida Charles Schneider, 2222 
Parque das Indústrias - Taubaté - São Paulo 
CEP: 12.040-01

A 130 km da capital paulista, a fábrica da Ford em Taubaté, inaugurada em 1964, é uma das pioneiras no Brasil na fabricação de motores, transmissões e componentes automotivos. A fábrica de Taubaté também é uma herança da Willys Overland do Brasil. Nela, a empresa fazia afundição de motores e foi dela que saiu o primeiro bloco de motor fundido no Brasil e os primeiros motores a gasolina fabricados no País. Na época, foi a maior fundição da América Latina com área de 18.310 metros quadrados.

Atualmente, o Complexo Industrial de Taubaté produz 280.000 motores e 440.000 transmissões por ano, em três turnos de trabalho. Além deles, é responsável pela fabricação decomponentes de chassis para carros e caminhões e fundição de cabeçote de alumínio para o motor. Um de seus diferenciais é o conceito de produção que se caracteriza pela  flexibilidade, permitindo a troca instantânea de modelos nas linhas de usinagem e montagem.  A fábrica conta atualmente com 1.600 empregados, em uma área total de 819.000 m²  (sendo 100.000 m² construídos).
Em 15 de setembro de2008, a Ford completou a expressiva marca de 2 milhões de motores Zetec RoCam produzidos na fábrica de Taubaté. O 2.000.000º motor foi um 1.6L Flex de 105/111 cv.
A família Zetec RoCam é composta pelos motores 1.0L de 69 cv e 1.6L de 105cv. Começou a ser produzida em 1999, após a fábrica passar por uma ampliação em suas instalações, que incluiu uma nova unidade de fundição de  cabeçotes emalumínio.
 As qualidades do Zetec RoCam, como economia, durabilidade e desempenho, rapidamente transformaram essa família de motores em referência no mercado nacional e no exterior. A alta produtividade em Taubaté foi importante para o crescimento da Ford na América do Sul. Atualmente, diversos modelos da Ford utilizam o RoCam, entre eles Novo Ka, Novo Fiesta, Novo Fiesta Sedan, EcoSport, Courier eFocus 1.6L. Os modelos equipados com motores de 2.0 cc de cilindrada utilizam o motor Duratex, importado do México e África do Sul.
A demanda de mercado levou a Ford a ampliar a fábrica em três oportunidades: 2002, 2005 e 2007, quando foi consolidada a produção anual de 280.000 unidades em três turnos completos de trabalho.
Em dezembro de 2009, foi inaugurada a nova linha de motores Sigma, a maismoderna do Brasil e da Ford em todo o mundo, para a produção de uma nova e avançada família de motores com plataforma global. O motor Sigma traz uma série de avanços. Primeiro motor flex com bloco, cabeçote, cárter e pistões de alumínio, é leve, durável, econômico e produz baixo nível de ruído e emissões. 

Fábrica da Ford em Taubaté - linha de montagem de motores - foto 

Manufatura enxuta A fábrica também é certificada internamente pela Ford com a aplicação do Sistema de Produção Ford (FPS), sistema que integra os processos de manufatura e interage com os sistemas de desenvolvimento e suprimentos, visando a uma produção disciplinada, flexível e enxuta (Lean Manufacturing). Esse sistema é definido por um conjunto de princípios e processos que empregam grupos de trabalho capazes ecom autonomia, que trabalham com segurança, priorizam a eliminação de desperdícios, a padronização de processos, a redução de inventários e o atendimento das demandas dos clientes, em qualidade, custo e tempo de entrega. Disciplinada significa trabalhar de acordo com o programado, usando métodos e procedimentos para manter o processo estável de maneira a obter os resultados esperados. Flexívelsignifica ter acesso a novas tecnologias rapidamente para mudar os processos e ter mais eficiência para maximizar recursos e minimizar custos e investimentos, e assim lançar não apenas novos produtos, mas cada vez melhores. Enxuta significa eliminar desperdícios no processo, evitar a duplicidade de trabalho e ter rapidez para desenvolver e entregar aos clientes novos produtos. Melhoria contínua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Taubaté
  • ford
  • Ford
  • ford
  • ford
  • ford
  • Ford
  • ford

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!