Fora collor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Contra o assalto ao Estado, impeachment nelle
Durante a campanha eleitoral, Collor havia afirmado que Lula, caso eleito, iria confiscar a poupança de toda a população. Foi o que ele, Collor,fez no primeiro dia de seu governo. Pôs a mão não apenas na poupança como também em todos os depósitos bancários que superavam Cr$ 50.000,00 (cinqüenta mil cruzeiros), alegando ser essa aúnica maneira de combater a inflação. Essa medida desorganizou completamente a economia, levou à falência muita gente, não acabou com a inflação.

O bando “collorido” também assaltou o Estado,privatizando numa penada várias empresas públicas. Também patrocinou, com dinheiro dos cofres públicos, banquetes de aniversário e pirotecnias do presidente a bordo de avião a jato, submarinoou jet-ski. Na sucessão de escândalos e mais escândalos, em que não faltaram cenas dignas de filmes de gângster, começaram a surgir evidências de corrupção, sempre envolvendo a figura dotesoureiro da campanha eleitoral de Collor, Paulo César Farias, o “PC”.

Revoltada, a sociedade vestiu-se de preto, pintou as caras de verde e amarelo e saiu às ruas exigindo o impeachment deCollor – medida legal possibilitada com a abertura da CPI, proposta pelo deputado federal José Dirceu e pelo senador Eduardo Suplicy, ambos do PT, para investigar as denúncias. Váriosparlamentares petistas tiveram destacada atuação para apurar o chamado “esquema PC-Collor”.

Collor foi afastado em 29 de setembro de 1992 e, antes de ser condenado pelo Senado, renunciou ao mandato, em29 de dezembro, cedendo definitivamente o cargo ao seu vice, Itamar Franco.

Na época, quase ninguém percebeu que todo aquele assalto ao Estado não era apenas um capricho de um presidenteirresponsável, mas o início da execução de uma política de desmontagem do Estado para entregar a sociedade às leis do mercado, o que pouco depois passaria a ser chamado de neoliberalismo.
tracking img