Força humana - conceitos e aplicações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4972 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A força muscular se define como a quantidade que um músculo, ou grupo muscular, consegue gerar de força máxima em um padrão específico de movimento em uma determinada velocidade (FLECK; KRAEMER, 1999). De acordo com Barbanti (1979), força muscular é a capacidade de um indivíduo exercer tensão muscular contra determinada resistência, além de envolver fatores mecânicos e fisiológicosna determinação da mesma. Estes são apenas alguns conceitos de força muscular, no entanto, nós, acadêmicos do curso de Educação Física, tendo como base as aulas de Bases do Treinamento Desportivo, definimos força muscular como a capacidade do músculo de exercer tensão contra uma sobrecarga, onde há a produção e gasto energético, sem a necessidade da produção de movimento. Em cimadisto, o objetivo do nosso trabalho será de atribuir significados compreensíveis do conceito força, suas manifestações e exemplos de métodos de treinamento para aperfeiçoar a força muscular humana sob diferentes prismas e métodos de treinamento.

Conceitos de Força

Quando usamos o conceito de força, necessitamos distingui-la como grandeza física e como capacidade de executar movimentosesportivos, por exemplo. Como grandeza física, segundo a lei de Newton, ela é produto da massa pela aceleração F=m. a. Se o conceito de força for se referir ao movimento esportivo, pode-se diferenciar a força interna, produzida pelos músculos, ligamentos e tendões, e a força externa, que age externamente ao corpo humano, por exemplo: a gravidade, o atrito, a resistência do ar, a oposiçãoexercida por um adversário, ou um peso que se queira levantar. De um modo geral, força é "a característica humana com a qual se move uma massa, sua habilidade em dominar ou reagir a uma resistência pela ação muscular" (Meusel, 1969). Na teoria do treinamento, a força entende-se como um pressuposto para o rendimento, que permite se opor a uma resistência. Essa capacidade de exercer tensão contrauma resistência não é equiparável ao conceito da física, por isso, em treinamento físico, usa-se o termo capacidade de força. (Harre & Hauptmann, 1983). A força é descrita como a capacidade do músculo de produzir tensão ao se ativar, ou seja, ao se contrair no deslizamento dos filamentos de actina sobre os de miosina (BADILLO; AYESTARÁN, 2001). Para Wilmore e Costill (2001), o vigor máximoque um músculo, ou um grupo muscular, pode gerar é determinado força. Assim, a força muscular é a força máxima ou tensão que pode ser gerada por um músculo ou por um grupo muscular contra uma resistência (POWERS; HOWLEY, 2000). Segundo Weineck (2000), a formulação de uma definição precisa de “força”, que abranja tanto seus aspectos físicos quanto também os psicológicos, ao contrário dadefinição física, traz grande dificuldade, visto que as formas de força e do trabalho muscular são excepcionalmente variadas e influenciadas por um grande número de fatores. Desta forma, uma definição do conceito de “força” só é possível quando relacionada à sua forma de manifestação.

Classificação de Manifestações de Força

A força, em suas formas de manifestação pode ser dividida em trêsdiferentes tipos, de acordo com a forma de observação:
- sob o aspecto da parcela de musculatura envolvida, podemos diferenciar força geral de local (músculos isolados ou grupos musculares);
- sob o aspecto de especificidade da modalidade esportiva, força geral de especial;
- e, sob o aspecto do tipo de trabalho do músculo e força dinâmica e estática, ou os aspectos das principais formas deexigências motoras envolvidas (WEINECK, 2003).

Força Absoluta

Pode ser definida como a força máxima voluntária mais a reserva do sistema neuromuscular. Essa força é involuntária e é mobilizada apenas em situações psicológicas extremas (perigo de vida) (WEINECK, 2003; BADILLO; AYESTARÁN, 2001; PLATONOV, 2004).

Força Máxima

Abrange a capacidade máxima de produção de força do sistema...
tracking img