Introdução

A força muscular se define como a quantidade que um músculo, ou grupo muscular, consegue gerar de força máxima em um padrão específico de movimento em uma determinada velocidade (FLECK;KRAEMER, 1999). De acordo com Barbanti (1979), força muscular é a capacidade de um indivíduo exercer tensão muscular contra determinada resistência, além de envolver fatores mecânicos e fisiológicosna determinação da mesma. Estes são apenas alguns conceitos de força muscular, no entanto, nós, acadêmicos do curso de Educação Física, tendo como base as aulas de Bases do TreinamentoDesportivo, definimos força muscular como a capacidade do músculo de exercer tensão contra uma sobrecarga, onde há a produção e gasto energético, sem a necessidade da produção de movimento. Em cimadisto, o objetivo do nosso trabalho será de atribuir significados compreensíveis do conceito força, suas manifestações e exemplos de métodos de treinamento para aperfeiçoar a força muscular humana sobdiferentes prismas e métodos de treinamento.

Conceitos de Força

Quando usamos o conceito de força, necessitamos distingui-la como grandeza física e como capacidade de executar movimentosesportivos, por exemplo. Como grandeza física, segundo a lei de Newton, ela é produto da massa pela aceleração F=m. a. Se o conceito de força for se referir ao movimento esportivo, pode-sediferenciar a força interna, produzida pelos músculos, ligamentos e tendões, e a força externa, que age externamente ao corpo humano, por exemplo: a gravidade, o atrito, a resistência do ar, a oposiçãoexercida por um adversário, ou um peso que se queira levantar. De um modo geral, força é "a característica humana com a qual se move uma massa, sua habilidade em dominar ou reagir a uma resistência pelaação muscular" (Meusel, 1969). Na teoria do treinamento, a força entende-se como um pressuposto para o rendimento, que permite se opor a uma resistência. Essa capacidade de exercer tensão contra uma... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 07). Força humana - conceitos e aplicações. TrabalhosFeitos.com. Retirado 07, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/For%C3%A7a-Humana-Conceitos-e-Aplica%C3%A7%C3%B5es/294209.html

MLA

"Força humana - conceitos e aplicações" TrabalhosFeitos.com. 07 2012. 2012. 07 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/For%C3%A7a-Humana-Conceitos-e-Aplica%C3%A7%C3%B5es/294209.html>.

MLA 7

"Força humana - conceitos e aplicações." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 07 2012. Web. 07 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/For%C3%A7a-Humana-Conceitos-e-Aplica%C3%A7%C3%B5es/294209.html>.

CHICAGO

"Força humana - conceitos e aplicações." TrabalhosFeitos.com. 07, 2012. Acessado 07, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/For%C3%A7a-Humana-Conceitos-e-Aplica%C3%A7%C3%B5es/294209.html.