Força de atrito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1868 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GRUPO 15

RELATÓRIO
FORÇA DE ATRITO

Índice
Resumo______________________________________________________

_______Página 03
Objetivos___________________________________________________

________Página 04
Introdução__________________________________________________

________Página 05
Parte Experimental________________________________________________

____Página 06
Resultados eDiscussão ___________________________________________ Páginas 07 a 09
Conclusão___________________________________________________

________Página 10
Bibliografia _________________________________________________________Pág

ina 11

Resumo

Neste trabalho serão demonstradas as forças de atrito em diferentes formas de atuação, adequadas a cada experimento desenvolvido em laboratório com apresença de professores responsáveis e equipamentos adequados ao experimento proposto. Com isto, busca-se o maior entendimento dos assuntos tratados em sala de aula, usando assim o experimento para a comparação com o que é utilizado no dia-a-dia.
Palavra chave: Força de atrito.

Objetivos

• Reconhecer as condições de equilíbrio.
• Determinar os coeficientes de atrito entre a rampa e o móvel.• Verificar se a força de atrito depende da área de contato entre o bloco e a rampa.
• Verificar os diferentes tipos de coeficientes de atrito.
• Calcular o coeficiente de atrito mínimo para que o corpo permaneça em inércia.

Introdução

Durante toda a vida, em tudo que se é feito, percebe-se uma força que prende todas as coisas ao solo. Após um determinado tempo, percebe-se também, commaior análise, que não existe somente uma força que prende tudo ao solo, mas outra força que, em sua atuação, não permite o deslizamento por completo de um objeto, quando este é empurrado em outra direção. A estas forças, damos o nome de força da gravidade e força de atrito, respectivamente.
Para a compreensão destas forças, pode-se utilizar o exemplo de um carro, trafegando em uma avenida. Quandose olha para ele, este não está flutuando no ar, e sim, andando sobre uma superfície, (chama-se isto de força da gravidade), e consequentemente, ele tem certa velocidade, mas quando ele decide parar por algum fator externo, o motorista pressiona o freio e o carro para. Este fenômeno acontece graças à força de atrito que existe entre o pneu do carro e a superfície onde ele está localizado,juntamente com a força empregada pelo motorista do carro sobre o freio, para que este cesse o movimento.
Outro exemplo, comumente utilizado, é a questão de jogar da mesma altura e com a mesma força, uma folha de papel sem nenhuma dobra e outra folha de papel amassada em forma de bola. Fazendo isto, percebe-se que a folha amassada em forma de bola chega primeiro ao solo do que a folha que está sem nenhumadobra. Isto acontece porque o atrito que existe no ar, faz com que a folha que está sem nenhuma dobra, “flutue” enquanto cai, já a folha que está amassada, cai mais rapidamente, porque o atrito que existe no ar não interfere tanto em seu movimento.
Um experimento realizado na lua pelo astronauta Dave Scott, da missão Apollo XV, mostra que na sua superfície, uma pena e um martelo caem ao mesmotempo se jogados com a mesma força da mesma altura, isto porque a gravidade da lua é menor que a gravidade existente na Terra, e o fator de atrito no ar, também são reduzidos.
Se o experimento das folhas de papel, fosse feito no vácuo, seria constatado que as duas cairiam ao mesmo tempo, justamente por não haver interferência do atrito existente no ar.
Durante o desenvolvimento deste relatório,serão demonstradas formas em que o atrito reage de melhor e pior maneira, dependendo assim do seu coeficiente de atrito.

Parte Experimental

Para o desenvolvimento das experiências em laboratório, o grupo seguiu o roteiro proposto pelo livro base de laboratório.
Primeiramente, foram observadas as forças que atuam sobre o bloco de madeira posicionado sobre uma rampa inclinada. Após esta...
tracking img