Fontes geradoras de energia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fontes Geradoras de Energia

Características das Principais Fontes Geradoras de Energia

Formas de Energia
Existem, na natureza, três forças associadas com a maioria dos fenômenos conhecidos e que identificam três formas fundamentais de energia: a força gravitacional, a força eletromagnética e a força nuclear.
A energia gravitacional resulta da força de atração da Terra sobre toda a matériaexistente. O exemplo clássico que explica esse fenômeno é o experimento acidental de Isaac Newton, dormindo sob uma macieira, quando um fruto acionado pela força da gravidade caiu em direção ao solo, colindindo, no trajeto, com a cabeça do físico. A experiência derivou no enunciado que descreve: "a massa atrai a massa na razão direta das massas e inversa ao quadrado da distância".
Uma dasmanifestações da energia elétrica resulta da força de atração ou repulsão, fenômeno descoberto por Coulomb, entre uma partícula carregada e outra em repouso. A energia resultante pode ser produzida, industrialmente, por geradores elétricos acionados por turbinas hidráulicas ou por geradores termoelétricos acionados por turbinas a vapor. A energia elétrica gerada transporta-se para matérias chamadascondutoras e exerce uma força adicional em outras cargas elétricas, produzindo a força magnética. Experimentos baseados nessa interferência recíproca dos movimentos elétricos e magnéticos produziram o primeiro dínamo e, depois, a eletricidade com os movimentos produzidos pela energia mecânica.
A energia nuclear resulta das forças que atuam entre as partículas que compõem o núcleo da matéria. Essaforça difere em muitos aspectos da força eletromagnética e gravitacional, mas ela é, em última análise, aquela que permite a existência humana, pois provém dessa energia, produzida no Sol, quase toda a a energia útil do planeta. Industrialmente, o aproveitamento seguro da energia nuclear pela fissão do núcleo ainda é incerto em decorrência da formação de resíduos altamente tóxicos.
Essas três formasfundamentais de energia são as principais responsáveis por quase todo trabalho possível, natural ou artificial, e a realização de todos os fenômenos vivos. Essas energias, qualquer que seja a sua natureza, têm a capacidade de produzir trabalho. O calor ou energia calorífera pode ter origem nuclear (o calor produzido no Sol), eletromagnética (o calor produzido pelo raio) ou gravitacional (o calorvulcânico). De maneira análoga, pode-se dizer da luz que ela é solar, vulcânica ou eletromagnética.
Todas essas energias são utilizadas, muitas vezes em uma ação combinada como a produção de hidroeletricidade. A luz solar, de origem nuclear, evapora as águas, cujos vapores, por convecção, alcança as nascentes dos rios. Represados, esses rios produzem potencial hídrico que, sob a ação da gravidade,produz a força mecânica para acionar turbinas e dínamos e gerar a energia elétrica, com a qual movem máquinas (energia mecânica). O aproveitamento da energia solar para geração de eletricidade pode ser sintetizado na figura abaixo.
Fluxo de Energia na Produção de Eletricidade
A vida depende fundamentalmente da energia solar para existir. Essa energia é utilizada pelas plantas para produzirenergia química pela fotossíntese e, dessa forma, desencadear o processo da cadeia alimentar que permite a existência de vida biológica. Outras formas de energia bastante conhecidas como a energia hidráulica, que surge por conseqüência da evaporação da água na superfície terrestre, e os combustíveis fósseis, como petróleo e carvão mineral, formados pelo acúmulo de resíduos orgânicos nas florestaspré-históricas, também são originadas pela ação da energia solar. Os ciclos do carbono, da água e do ar, que são a base dos insumos energéticos humanos, são ciclos movidos a energia solar. Dessa energia derivam outras energias, responsáveis por outros fenômenos vitais como a energia térmica, química e biológica.
Fluxo da Cadeia Biológica de Energia
A manutenção de qualquer forma de vida depende...
tracking img