Fontes energéticas do corpo humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1299 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fontes energéticas do corpo humano
Qual é a necessidade diária de energia de seu corpo?

Cada indivíduo gasta uma certa quantidade de energia básica, mais a energia extra para atividades físicas.

Gasto energético básico:
Para cada kg de peso são necessários 1,3 kcal para cada hora. (ex: um atleta pesando 65kg precisaria 1,3 x 24 horas x 65 kg por dia)
Gasto energético Ativa:
Para cada kgde peso são necessários 1,5 kcal para cada hora.
Gasto energético Atlética:
Para cada kg de peso são necessários 1,6 kcal para cada hora. 
Gasto energético extra (deve ser somado ao básico):
Para cada hora de treino são necessários em média 8,5 kcal para cada kg de peso. (ex: um atleta pesando 65kg treinando 2 horas, necessitaria de 8, 5 x 2 horas x 65 kg= 1105 calorias extras em sua dietadiária)
Este atleta de 65Kg treinando 2 horas por dia necessita de uma ingesta calórica de aproximadamente de 3.133 kcal para suprir suas necessidades diárias de energia.
Existem dois princípios gerais para calcular a quantidade de caloria necessária na nossa dieta. 

1º- Nosso organismo utiliza em torno de 33 calorias por dia para cada kg de peso, para as necessidades básicas. 

2º- 1 (um) kgde gordura equivale a 7700 calorias. 

Exemplo: 

Supondo que você pese 70 kg, para MANTER esse peso você utiliza o seguinte critério: 

70 kg x 33 cal/dia = 2310 calorias. 

Ou seja, se você ingerir aprox. 2300 calorias/dia você não engorda e nem emagrece. Então, se você quer ganhar 1/2 kg por semana e sabendo que 1 kg de gordura equivale a 7700 calorias, sua ingestão calórica deve ser aseguinte:

3850 calorias dividido por 7 dias = 550 caloria por dia. 

Para GANHAR 1/2 kg/semana você deve ingerir 2850 calorias por dia (2300+550). 

Para PERDER 1/2 kg/semana faz-se a conta inversa, ou seja, 2300-550=1750 calorias por dia. 
1 - FONTES ENERGÉTICAS
Os alimentos são compostos principalmente por carbono, hidrogênio e – no caso das proteínas – nitrogênio. As ligaçõesmoleculares dos alimentos são relativamente fracas e produzem pouca energia quando rompidas. Conseqüentemente, os alimentos não são utilizados diretamente nos processos celulares. Em vez disso, a energia das ligações moleculares dos alimentos é liberada quimicamente no interior de nossas células e, em seguida, ela é armazenada sob a forma de um composto altamente energético denominado adenosina trifosfato(ATP).
Em repouso, a energia que seu corpo necessita deriva tanto da degradação dos carboidratos quanto da degradação das gorduras. Já as proteínas fornecem pouca energia para a função celular. Durante o esforço muscular leve e severo, uma maior quantidade de carboidratos é utilizada, com menor dependência das gorduras. No exercício máximo de curta duração, a ATP é gerada quase que exclusivamentea partir dos carboidratos.
CARBOIDRATOS: A dependência dos músculos de carboidratos durante o exercício está relacionada à disponibilidade dos carboidratos e do sistema bem desenvolvido dos seus músculos para o seu metabolismo. Os carboidratos são, em última instância, convertidos em glicose, um monossacarídeo (uma unidade de açúcar) que é transportado através do sangue para todos os tecidos doorganismo. Em condições de repouso, os carboidratos ingeridos são captados pelos músculos e pelo fígado e, em seguida, são convertidos numa molécula mais complexa de açúcar: o glicogênio. Este é armazenado no citoplasma até as células utilizarem-no para formar ATP. Quando necessário, o glicogênio armazenado no fígado é reconvertido em glicose e esta é então transportada pelo sangue aos tecidosativos, onde ela é metabolizada.
As reservas hepáticas e musculares de glicogênio são limitadas e podem ser depletadas, exceto se a dieta contiver uma quantidade razoável de carboidratos. Por isso, dependemos muito das fontes nutricionais de amidos e açúcares para repor as nossas reservas de carboidratos. Sem uma ingestão adequada de carboidratos, os músculos e o fígado podem apresentar privação...
tracking img