Noção
Num sentido histórico, entende-se por Fontes do Direito as origens históricas de um dado sistema jurídico, as influências decarácter histórico, que marcam o modo de ser, a estrutura de um ordenamento jurídico. É com este alcance que se pode afirmar que oDireito português, é fonte do Direito Angolano, da mesma forma que o romano é fonte do Português.
Num sentido Instrumental, seráFontes do Direito, as formas ou materiais que contêm as regras jurídicas ou melhor atravéz das quais o Direito é dado a conhecer aos seusdestinatários.
É a este propósito que os autores falam em fontes de cognisção ou fontes juris cogniscendi, por oposiçao as fontesessedi, ou fontes em sentido técnico-jurídico.
Em sentido orgânico, será Fontes do Direito os orgãos ou entidades com legitimidadepara criarem Direito. Isto é, para ditarem normas de Obediência obrigatória.
Em sentido Matérial ou sociológico, sao Fontes do Direitoos interesses, factores ou condicionamentos de ordem social que determinam a produção e o conteúdo das prescrições jurídicas.
Nosentido técnico-Jurídico ou dogmático, são Fontes do Direito o modo de formação e revelação das regras jurídicas.

Pode-se tambémresumir a lei em três acepções:
Primeiro sentido: acepção ampla- Lei como princípio, seja ele qual for, que rege todos os seres( leis [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). Fontes do direito. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fontes-Do-Direito/477315.html

MLA

"Fontes do direito" TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fontes-Do-Direito/477315.html>.

MLA 7

"Fontes do direito." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fontes-Do-Direito/477315.html>.

CHICAGO

"Fontes do direito." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fontes-Do-Direito/477315.html.