fontes de recrutamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Os poderes do empregador são instituidos quando existe um contrato de trabalho firmado entre o emprego e o empregador desta forma faz-se necessário adentramos no conceito de trabalho individual.
O contrato de trabalho individual é acordo de vontades tácitos, ou expresso, no qual uma pessoa física, denominado emprego, se compromete mediante o pagamento de uma contraprestaçãosalarial prestar trabalho não eventual subordinado em proveito de uma outra pessoa física ou jurídica denominada empregador.
O objectivo deste trabalho é de definir os poderes do empregador para que possa pois dirigir a prestação de serviços de seus empregados faz-se necessário que tenha poder para tanto.
No presente trabalho tratarei com profundidade o supracitado requisito da subordinação, assimcomo os poderes do empregador, citaremos o poder de direção, o poder de regulamentação, poder de fiscalização e o poder disciplinar do empregador.

















Conceito de Poder e Empregador
A palavra poder vem do latim “potere” (“poti”), que significa chefe de um grupo, traduz a ideia de posse, de obediencia e de força, pressupondo aa existencia de vários graus entre pessoasunidas oor um vínculo de autoridade.
Poder consiste no direito de ordenar, de fazer-se obedecer, pela força coercitiva da lei ou das atribuições de que se reveste o cargo de que está investido quem tem a faculdade de ordenar.
O empregador é aquele que contrata o trabalhador aos seus serviços de forma remunerada, e tendo em contrapartida deste a prestação de trabalho.
O empregador podeser pessoa física ou pessoa jurídica, ou mesmo entidades não dotadas de personalidade, como a massa falida, o condomínio não registrado, entre outros.
.                   
Poderes do empregador e seus limites
Os poderes do empregador são exercidos directamente por ele, pela direção e pelo responsável dos vários sectores da empresa, dentro da delegação de competencia a que aquele proceda, nos termos doartigo 38º nº 2 da LGT.
Estes poderes não são absolutos e para que possamos compreender com a devida propriedade sua limitações convém diferenciá-los. Este poder tem limites não é por sere chefe que deve ultrapassar os limites
Os poderes do empregador se manifestam de 4 (quatro) maneiras fundamentais: 
a) poder de direção;
b) poder de regulamentação; 
c) poder de fiscalização e;
d)  poderdisciplinar.

a) Poder de direção - é a faculdade atribuída ao empregador de determinar o modo como a atividade do empregado, em decorrência do contrato de trabalho, dever ser exercida. Segundo o artigo 38º nº1 alínea a) dirgir a atividade da empresa e organizar a ultização de produção incluindo os recursos humanos, por forma a realizar os objetivos da empresa, aproveitar com eficiencia acapacidade produtiva.
O poder de direção se subdivide em:
Poder de organização - Cabe ao empregador organizar a atividade, eis que o empresário é fundamentalmente um organizador.
Poder de controle - O empregador pode fiscalizar as atividades profissionais de seus empregados.
Poder disciplinar - O empregador pode impor sanções aos seus empregados.
b) Poder de regulamentação - são as ordens deserviço (verbais e escritas); regulamentos internos; as circulares e os memorandos, entre outros expedientes, que têm por finalidade estruturar (organizar) as atividades desenvolvidas. Está a regulamentar a forma de estar na empresa para que não haja problema devemos seguir aquilo que está no regulamento da empresa.
c) Poder de fiscalização também denominado de Poder de Controle ou, sem qualquerrigor técnico, o "poder de vigilância". Trata-se da prerrogativa conferida ao empregador de acompanhar e exercer vigilância no âmbito interno do espaço empresarial. São exemplos de manifestação do poder fiscalizatório a verificação de frequência e horários; o controle de acessos a determinadas áreas; as revistas; o circuito interno de televisão; vigilância quanto à utilização de EPI's (Equipamentos...
tracking img