Fontes de radiação ionizante.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

FONTES DE RADIAÇÃO IONIZANTE: SAÚDE, INDUSTRIAL, MEIO E VIDA, EMPREGO, MEIO VIDA, OPERADORES, FORMAS DE PROTEÇÃO.

MANAUS 2011

FONTES DE RADIAÇÃO IONIZANTE: SAÚDE, INDUSTRIAL, MEIO E VIDA, EMPREGO, MEIO VIDA, OPERADORES, FORMAS DE PROTEÇÃO

TRABALHO PARA OBTENÇÃO DE TÍTULO DE GRADUAÇÃO EM RADIOLOGIA APRASENTADO À UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP.2° Período –Radiologia .

Orientador:( Prof° Williams Teles de Lima)

MANAUS 2011

MAMDVNDFGBSFGVDG

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO .................................................................................................. 4 2. RADIAÇÕES IONIZANTES ............................................................................. 5 3. EFEITOS BIOLÓGICOS DA RADIOATIVIDADE......................................... 6 4. APLICAÇÕES ................................................................................................... 7 5. BRANQUITERAPIA .......................................................................................... 8 6. RADIOISÓTOPOS............................................................................................ 9 7. DIAGNÓSTICO............................................................................................... 10 8. INDÚSTRIA ..................................................................................................... 12 9. IRRADIADORES DE GRANDE PORTE...................................................... 15 10. CONCLUSÃO ................................................................................................. 18 11. REFERÊNCIAS.............................................................................................. 19

INTRODUÇÃO

A descoberta dos raios X , o mundo da pesquisa dava passos curtos rumo a evolução científica tecnologia na área médica., e essa nova forma de energia de grande utilidade para a medicina, as técnicas de obtenção de imagens do interior dos corpos pelo uso de raios X, e podemos tambémser utilizada para diversos fins , não so para extração de imagens do interior do corpo mais como pode ser usado para eliminar doenças e fungos de diversos alimento e materiais. Permite entre muitas aplicações a identificação das fraturas ósseas e doenças pulmonares. Ao interagir com a matéria, os diferentes tipos de radiação podem produzir variados efeitos que, podem ser simplesmente a sensação decor, a percepção de uma mensagem codificada e manipulada em áudio e vídeo numa televisão, a sensação de calor provocada por feixes de lasers, o aquecimento de alimentos num forno de microondas, uma imagem obtida numa chapa radiográfica ou então, a produção de íons e elétrons livres devido à ionização. Veremos sobre as descobertas e beneficios da aplicação do raio X e os conseguências de usoindevido tanto na saúde como na indústria.

RADIAÇÕES IONIZANTES Radiações As ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com alta velocidade e portando energia, eventualmente carga elétrica e magnética, e que, ao interagir podem produzir variados efeitos sobre a matéria. Elas podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem. Possuem energia variável desdevalores pequenos até muito elevados.

Ao interagir com a matéria, os diferentes tipos de radiação podem produzir variados efeitos que, podem ser simplesmente a sensação de cor, a percepção de uma mensagem codificada e manipulada em áudio e vídeo numa televisão, a sensação de calor provocada por feixes de lasers, o aquecimento de alimentos num forno de microondas, uma imagem obtida numa chaparadiográfica ou então, a produção de íons e elétrons livres devido à ionização.

As radiações são denominadas de ionizantes quando produzem íons, radicais e elétrons livres na matéria que sofreu a interação. A ionização se deve ao fato das radiações possuírem energia alta, o suficiente para quebrar as ligações químicas ou expulsar elétrons dos átomos após colisões.

EFEITOS BIOLÓGICOS DA...
tracking img