Fontes de energias alternativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL

JÉSSICA SILVA LANNES
SUELEN MARQUES DE MELO

FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVA

VITÓRIA – ES

2013
JÉSSICA SILVA LANNES
SUELEN MARQUES DE MELO

FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVA

Relatório apresentado à disciplina Química Geral e Experimental II do Curso de Graduação em Engenharia Sanitária eAmbiental do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES, como requisito para avaliação.
Professor Orientador: Alex.

VITÓRIA – ES

2013
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 2
2. ENERGIA SOLAR 3
3. ENERGIA HIDRELÉTRICA 6
4. ENERGIA NUCLEAR 7
5. ENERGIA DE BIOMASSA 9
6. COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS 10
4.1 CARVÃO MINERAL............................................................................................104.2 PETRÓLEO.........................................................................................................11
4.3 XISTO.............................................................................................................................12
4.4 GÁS NATURAL............................................................................................................13
7. ENERGIAEÓLICA 15
10. REFERÊNCIAS 19


1. INTRODUÇÃO
Muito se ouve falar em fontes de energia renovável, energia alternativa e energia limpa, mas o que pouco se sabe é que há diferença entre elas. Uma energia é considerada renovável se tiver origem em fontes naturais com capacidade de regeneração a curto e médio prazo, o que não é o caso dos combustíveis derivados do petróleo, por exemplo. Aenergia solar, proveniente do sol, e a energia eólica, proveniente dos ventos, são consideradas energias renováveis.
Já a energia alternativa, é toda e qualquer fonte energética que pode ser adotada em substituição a uma convencional. Por exemplo, pode-se adotar a energia derivada do petróleo como alternativa a energia hidrelétrica, essa passa então a ser energia alternativa, porém não renovável.Energia limpa também é diferente de energia alternativa e renovável, a energia limpa não polui o meio ambiente, ou seja, durante sua produção ou consumo, não há ou quase não há geração de resíduos sólidos ou gás carbônico. Exemplos: biocombustíveis, gás natural, energia nuclear, etc.
A matriz energética brasileira é composta basicamente de usinas hidrelétricas, cerca de 70% da energia produzidano Brasil é advinda de usinas movidas a energia hidráulica. A seguir alguns exemplos de energia alternativa, tanto no Brasil, quanto no mundo, serão apresentados.

2. ENERGIA SOLAR

A energia solar chega à Terra nas formas térmica e luminosa. A irradiação do sol por ano na superfície da Terra é suficiente para atender milhares de vezes o consumo anual de energia do mundo. Essa radiação,porém, não atinge de maneira uniforme toda a rosta terrestre. Depende da latitude, da estação do ano e de condições atmosféricas como nebulosidade e umidade relativa do ar.
Ao passar pela atmosfera terrestre, a maior parte da energia solar manifesta-se sob a forma de luz visível de raios infravermelhos e de raios ultravioleta. É possível captar essa luz e transformá-la em alguma forma de energiautilizada pelo homem: térmica ou elétrica. São os equipamentos utilizados nessa captação que determinam qual será o tipo de energia a ser obtida.
Para a produção de energia elétrica existem dois sistemas: o heliotérmico e o fotovoltaico.
No primeiro, a irradiação solar é convertida em calor que é utilizado em usinas termelétricas para a produção de eletricidade. O processo completo compreende quatrofases: coleta da irradiação, conversão em calor, transporte e armazenamento e, finalmente, conversão em eletricidade. Na Figura 1 podemos ver um sistema heliotérmico em pequena escala, utilizado para aquecer a água do chuveiro e assim economizar energia elétrica nas residências.

Figura 1 – sistema heliotérmico.
Para o aproveitamento da energia heliotérmica é necessário um local com alta...
tracking img