Fontes de energia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VESENTINI,José William. SOCIEDADE & ESPAÇO, Brasil. GEOGRAFIA DO BRASIL. 30ª edição, reformulada e atualizada. 2ª impressão. Editora ática.

O autor cita a importância da energia e do transporte como elementos fundamentais para a produção e também são eles que extraem a matéria prima, manufaturam a mesma e levam o produto final ao consumidor, executando um ciclo não completo.
O autor conceituao que é energia como sendo o armazenado, ou a capacidade de realizar trabalho. Sendo necessária para levantar um contêiner, movimentar um automóvel, para aquecer metais etc. Assim ele cita as principais fontes como: o petróleo, energia hidráulica, carvão mineral, lenha e carvão vegetal, álcool, bagaço de cana, o xisto betuminoso, a energia nuclear, etc.
As fontes de energia e os recursosnaturais podem ser de dois tipos: as renováveis, como a solar, a dos ventos; e as não-renováveis, como do carvão mineral, do urânio, do xisto betuminoso. Assim sendo as fontes não-renováveis apresentam os maiores problemas, pois podem chegar a escassez e também poluem mais do que as renováveis, pois é necessário a depredação do solo e das árvores para extração da matéria prima e os compostos químicosutilizados para manipular os materiais naturais se poluem a atmosfera, os rios e os oceanos, desequilibrando todo o ecossistema. Já as fontes renováveis são menos depredadoras e poluentes. A lenha e o carvão vegetal, apesar de poluírem, podem ser replantadas, já o caso das energias eólica, solar e geotérmica, além de poluírem pouco são quase inesgotáveis.
A energia hidrelétrica sendo o setorindustrial que mais necessita de energia, é responsável por 41% do consumo total, depois vêm os transportes com 20,5% e setor residencial com 16,1%, o próprio setor energético com 7,8% o comercio com 5,2%, a agricultura com 4,9% e o setor público com cerca de 3,8%.
A energia hidrelétrica geram 93% da energia produzida no país e está em terceiro lugar no mundo. A energia hidrelétrica pode suprir todasas necessidades do país, desde que se construam novas usinas, a água não se esgota, seu custo operacional é baixo e polui menos do que as usinas termelétricas e atômicas.
O petróleo produzido na Brasil é insuficiente pra atender o mercado nacional, os estados produtores são: Rio de Janeiro, Rio grande do Norte, Bahia e Sergipe, para atender a demanda nacional é importado da Arábia Saudita,Argentina, Irã, Kuwait, Nigéria, Venezuela, Argélia e México.
O carvão mineral é extraído no Rio Grande do Sul ao Paraná possui as maiores reservas nacionais de carvão mineral. Em Santa Catarina encontram-se as melhores jazidas, de onde se extrai o único carvão brasileiro coqueificável. A produção de aço no Brasil depende de três tipos de carvão: o importado (cerca de 60%), o nacional e o vegetal.
Oálcool que teve um programa nacional, o Proálcool, foi criado em 1975 como uma tentativa brasileira de desenvolver fontes alternativas de energia que substituíssem, ao menos parcialmente, o petróleo. Cogitava-se, uma "crise internacional do petróleo".
São Paulo destaca-se na produção de álcool, sendo também o maior consumidor, devido à maior quantidade de automóveis que possui. O álcoolapresenta uma série de aspectos negativos:
• O cultivo da cana-de-açúcar expandiu-se muito nos últimos anos, ocupando terras que produziam gêneros alimentícios, como feijão, mandioca, arroz, contribuindo para a elevação dos preços dos gêneros agrícolas básicos.
A energia nuclear foi introduzida no Brasil Com o argumento de que faltaria energia elétrica no país por volta do ano 2000, em 1973 ogoverno propôs, através da Eletrobrás que era o responsável pela execução do plano e assim foram criados as usinas Angra I, II e III que foram adquiridas no acordo Brasil-Alemanha, esse acordo vem sendo objeto de inúmeras críticas.
Existem outras fontes como é o caso do xito betuminoso que é extraído das rochas sedimentares como o folhelho. Essas rochas são encontradas desde São Paulo até o Rio...
tracking img